Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorSilva, Ana Filipa de Azevedo Santospt
dc.date.accessioned2017-09-22T14:47:32Z-
dc.date.available2017-09-22T14:47:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18374-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractFace às crescentes alterações que se fazem sentir na nossa sociedade, marcada pela diversidade de línguas e culturas, o presente trabalho surge com o intuito de compreender como podemos educar para a diversidade linguística e cultural. Pretende igualmente alertar para a importância de uma educação para os direitos, através do recurso à literatura para a infância. Desta forma, foi desenvolvido um projeto de intervenção-investigação com alunos do 1º ano de uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico, projeto esse intitulado “Direito a direito, melhor vos aceito!”. Este projeto baseou-se numa metodologia qualitativa de tipo investigação-ação e pretendeu responder à questão: “Como promover a educação para os direitos linguísticos, através da literatura para a infância, no 1º Ciclo do Ensino Básico?”. Com base nesta questão definiu-se os seguintes objetivos: compreender como se pode educar para os direitos linguísticos através da literatura para a infância e analisar práticas de educação para a diversidade nos primeiros anos de escolaridade. Os dados que resultaram da implementação do projeto foram recolhidos através de observação participante, de registos fotográficos e da videogravação das sessões e também de registos individuais dos alunos. Após a realização de uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, foi-nos possível concluir que os alunos envolvidos no projeto demonstraram interesse e curiosidade relativamente à temática da diversidade, assim como também se mostraram interessados e empenhados em todos os momentos de (re) descobrimento dos direitos humanos, dos direitos das crianças e dos direitos linguísticos. Os alunos evidenciaram ainda atitudes de respeito e valorização pelo Outro, reconhecendo-se como seres de direitos, apesar de todas as diferenças que os caracterizam individualmente. Em conclusão, tecemos algumas considerações sobre os contributos deste projeto para os alunos no desenvolvimento de atitudes de respeito de valorização do Outro e dos direitos e para o enriquecimento do percurso pessoal e profissional da professora estagiária.pt
dc.description.abstractGiven the increasing changes that are felt in our society, marked by the diversity of languages and cultures, this paper comes in order to understand how we can educate for linguistic and cultural diversity. It also aims to draw attention to the importance of education for rights, through the use of children's literature. Thus, it developed an intervention-research project with pupils of the 1st grade in a class of Primary School, "Right to right, we better accept you." This project was based on a qualitative methodology of research-action type and intended to answer the question: "How to promote education for language rights through children's literature in Primary School?". Based on this question we defined the following objective: to understand how we can educate for linguistic rights through children's literature and analyze educational practices for diversity in the early years of schooling. The data that results from the implementation of the project was collected through participant observation, photographic records and video recording of the sessions and individual records of the pupils. After conducting a categorical analysis of the data collected, we were able to conclude that the pupils involved in the project showed interest and curiosity regarding the theme of diversity, and also were interested and committed at all times to (re) discovery of human rights, children's rights and language rights. The pupils also showed attitudes of respect and appreciation on the Other, recognizing themselves as a being rights, despite all the differences that characterize the individual. In conclusion, we weave some considerations on the contributions of this project for pupils in developing attitudes of respect and appreciation for the Other and for the enrichment of personal and professional career of a trainee teacher.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectDiversidade culturalpt
dc.subjectDireitos das criançaspt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subject.otherEducação para a diversidade linguística e culturalpt
dc.subject.otherEducação para os direitospt
dc.subject.otherLiteratura para a infânciapt
dc.subject.otherDireitos linguísticospt
dc.titleEducar para os direitos linguísticos e literatura para a infância: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201562944-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Ana Santos Silva.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.