Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18360
Title: Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana
Author: Ferreira, Cátia Sofia Duarte
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Ciganos
Educação intercultural
Minorias étnicas
Integração escolar
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vivemos hoje num mundo cada vez mais globalizado, pautado pelo incessante progresso tecnológico, onde existe uma crescente mobilidade de pessoas, fruto da expansão de relações internacionais e dos fluxos migratórios. Assim, torna-se, pertinente sensibilizar as crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, para a existência desta diversidade, promovendo uma educação intercultural, para que possamos formar cidadãos respeitadores e valorizadores da diferença. O presente trabalho teve como objetivos de investigação: compreender como se pode sensibilizar para a diversidade cultural no pré-escolar, partindo das culturas presentes na comunidade escolar; conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à cultura cigana em contexto pré-escolar. Para este efeito, foi concebido um projeto de intervenção educativa, intitulado “Eu, tu e o Chico”, apresentado neste relatório, desenvolvido com um grupo de crianças, algumas de etnia cigana. O principal objetivo de intervenção era dar a conhecer as caraterísticas da cultura cigana, contribuindo dessa forma para uma maior valorização da mesma. Este projeto apoiou-se numa metodologia qualitativa com caraterísticas de investigação-ação. Para a recolha de dados utilizámos instrumentos e técnicas como: a observação participante, as fotografias, as videogravações com transcrições e as notas de campo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as atividades do projeto contribuíram principalmente para o reconhecimento e valorização da identidade, no que diz respeito às crianças ciganas e para a sua integração.
Nowadays we live in an increasingly globalized world, marked by the incessant technological progress, where there is growing mobility of people, as a result of expansion of international relations and migration flows. Thus, the awareness of children for the existence of such diversity, becomes relevant since the earliest years of schooling, promoting intercultural education and thereby forming citizens who respect and valorize the difference. This work had as research objectives: to understand how we can raise awareness of the cultural diversity in preschool, starting from the cultures present in the school community; to design, develop and evaluate practices of awareness to Gypsy culture in a preschool context. For this purpose, an educational intervention project, entitled " Eu, tu e o Chico" was designed and it is presented in this report. This project was developed with a group of children, some of them from the Gypsy culture. The main objective of the intervention was to present the characteristics of Gypsy culture, thereby contributing to a greater appreciation of it. This project relied on a qualitative methodology of research-action features. For data collection we used tools and techniques such as participant observation, photographs and video recordings with transcripts and field notes. The results allow us to conclude that the project activities contributed mainly to the recognition and appreciation of identity with regard to Gypsy children and for their integration.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18360
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio_UA_2016_Cátia Ferreira.pdf4.82 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.