Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18345
Title: Uma escola Paulo Freire para Escamarão: alfabetizar, conscientizar e cuidar dos idosos de uma aldeia de Cinfães
Author: Gomes, Joelma Oliveira do Bomfim de Almeida
Advisor: Rodrigues, Manuel
Keywords: Pessoas idosas
Estratégias de adaptação emocional
Educação permanente
Qualidade de vida
Ciências da educação
Envelhecimento
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O envelhecimento da população é um fenómeno global, com especial incidência nos países desenvolvidos. Esse fenómeno suscita dúvidas e problemas morais, religiosos, políticos, económicos e culturais sem respostas ou soluções únicas ou consensuais no mundo multipolar e multicultural em que vivemos. O envelhecimento da população constitui um desafio para as ciências políticas, sociais e humanas, em especial para as ciências da educação, nomeadamente para a educação e intervenção social. O elevado número de estudos académicos mostra bem como o envelhecimento se tornou um tema central nas nossas sociedades. Nenhum dos saberes multidisciplinares dedicados aos diversos cuidados dos idosos fica imune a este fenómeno. Nos últimos anos, na sequência dos estudos realizados desde meados do séc. XX, os conceitos de envelhecimento ativo e envelhecimento bemsucedido têm permitido pensar o envelhecimento em situações concretas, com grupos com necessidades específicas. É neste contexto que nasce o projeto de criação de uma Escola Paulo Freire para Escamarão, no concelho de Cinfães construído sobre três pilares: alfabetizar, cuidar e conscientizar. Este projeto de intervenção social e cultural foi dirigido as senhoras idosas de Escamarão, procurando despertar nelas a importância de adotarem atitudes e comportamentos para uma melhor qualidade de vida. Diante dessa premissa, idealizou-se a construção de uma intervenção comunitária voltada para a escolarização da pessoa idosa, como forma de alfabetização, de socialização e inclusão social, seguindo, no essencial, a metodologia de Paulo Freire, uma pedagogia construída com e para o sujeito numa perspectiva de educação popular, onde são apresentadas atividades de alfabetização, atividades física, artesanato e informática, além de atividades religiosas na paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão e fora dela, fazendo com que o idoso se sinta coparticipante na construção do projeto.
Population aging is a global phenomenon, with a particular focus on developed countries. This phenomenon raises doubts and moral, religious, political, economic and cultural problems without answers or unique or consensual solutions in the multipolar and multicultural world in which we live. The aging of the population is a challenge for the political, social and human sciences, in particular for the education sciences, in particular for social intervention. The high number of academic studies shows how aging has become a central theme in our societies. None of the multidisciplinary knowledge dedicated to the care of the elderly is immune to this phenomenon. In recent years, following the studies carried out since the mid- XX, the concepts of active aging and successful aging have allowed us to think about aging in concrete situations with groups with specific needs. It is in this context that the project to create a Paulo Freire School for Escamarão was born, in the county of Cinfães built on three pillars: literacy, caring and awareness. This project of social and cultural intervention was directed to the elderly ladies of Escamarão, seeking to awaken in them the importance of adopting attitudes and behaviors for a better quality of life. In view of this premise, the idea was to construct a community intervention aimed at the schooling of the elderly, as a form of literacy, socialization and social inclusion, following essentially the methodology of Paulo Freire, a pedagogy built with and for the Subject in a perspective of popular education, where activities of literacy, physical activities, crafts and computer science are presented, as well as religious activities in the parish of Our Lady of the Nativity of Escamarão and beyond, making the elderly feel part of the construction of the project.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/18345
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf9.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.