Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1832
Title: Posicionamento : percepções sobre Viseu e outros destinos da região centro
Author: Guerra, Ricardo Jorge da Costa
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Desenvolvimento do turismo
Turismo cultural
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os destinos turísticos competem entre si no sentido de obterem uma vantagem competitiva de forma a atrair vários segmentos da procura turística. Uma análise de posicionamento competitivo permite identificar as percepções que os potenciais visitantes têm do destino e de destinos concorrentes. O turismo cultural pode funcionar como elemento gerador de desenvolvimento em alguns destinos, em especial nas cidades. Os diversos estudos sobre o posicionamento de cidades enquanto destinos turísticos incidem, na maior parte dos casos, em cidades de grande dimensão, sendo notória a falta de estudos de posicionamento de cidades de média dimensão. A cidade de Viseu é uma cidade de média dimensão da Região Centro de Portugal com património cultural diverso que abrange algum património já classificado por entidades competentes. No entanto, torna-se difícil perceber se Viseu tem um posicionamento competitivo face a outras cidades da Região Centro na mente dos potenciais visitantes desta cidade. Adicionalmente, é difícil saber até que ponto o património cultural contribui para que, ao nível do mercado das pessoas que viajam por motivos de lazer, Viseu tenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. Os objectivos específicos desta dissertação são identificar os pontos fortes e pontos fracos de Viseu face outras cidades da Região Centro, verificar se Viseu é competitivo em relação a essas cidades e verificar se o património cultural contribui para que Viseu obtenha um posicionamento competitivo face a essas cidades. ABSTRACT: Tourism destinations compete among themselves in order to achieve a competitive advantage and attract several segments of tourism demand. A competitive positioning analysis permits to identify the perceptions that the potential visitors hold of the destination and of its competitors. Cultural tourism may work as a generator of development in some destinations, especially in towns. The several studies about the positioning of towns as tourism destinations refer, in the majority of the cases, to towns of big dimensions, being visible the lack of positioning studies on towns of medium dimension. The town of Viseu is a town of medium dimension of the Central Region of Portugal with different kinds of cultural heritage which comprise some heritage already classified by competent entities. However, it becomes difficult to understand if Viseu has a competitive positioning in relation to other towns of the Central Region in the minds of the potential visitors of this town. Additionally, is difficult to know whether the cultural heritage helps Viseu to have a competitive positioning in relation those towns. The specific objectives of this thesis are to identify the strengths and weaknesses of Viseu in relation to other towns of the Central Region, to confirm if Viseu is competitive in relation to these towns and to see if the cultural heritage helps Viseu in order to achieve a competitive positioning in relation to these towns.
Description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1832
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001179.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.