Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18019
Title: Feedback e reforço na interação adulto-criança no jardim-de-infância: um estudo de caso
Author: Silva, Sandra Maria Alves da
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Desenvolvimento das crianças
Educação pré-escolar
Processo de aprendizagem
Relações adulto-criança
Reforço (Psicologia)
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Vista por vários autores como promotora o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança, a interação desempenha funções essenciais para o sucesso de cada indivíduo. Tendo como referência as interações entre adulto e criança, este estudo de caso tem como principal objetivo compreender a importância do feedback e do reforço do adulto no desenvolvimento e aprendizagem da criança em jardim-de-infância. Para tal, procurou-se refletir sobre as caraterísticas das interações adulto-criança e as implicações das mesmas num grupo de vinte e duas crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos (doze do sexo masculino e dez sexo feminino) e ainda, três adultos de uma IPSS de Aveiro. De caráter investigativo qualitativo, o presente estudo de caso assentou na observação, registo escrito e interpretação das interações intencionais ocorridas em contexto pré-escolar, no período de 26 de outubro a 16 de dezembro de 2015. Conclui-se que as interações adulto-criança são conferidas uniformemente a todas as crianças, no entanto, o adulto enfatiza de forma mais proeminente as que revelam uma maior necessidade de atenção e cuidado, por via das realidades em que se encontram (imigração, necessidades educativas especiais e gravidez da progenitora). Os dados recolhidos revelaram ainda a presença de um elevado número de interações ocasionais, seguindo-se o reforço e o feedback, denotando a presença de um maior número de reforços em atividades autónomas, ao invés das orientadas, onde há uma quantidade superior de feedbacks atribuídos. Deste modo e de acordo com os resultados do estudo, compreende-se que o feedback e o reforço atribuídos pelo adulto podem impulsionar o crescimento da criança, quando adaptados cuidadosamente à individualidade de cada uma, representando uma ferramenta imprescindível na prática pedagógica do educador/professor.
Several authors advocate the interaction as physical, emotional and cognitive child development promoter, performing essential functions on success of each individual. Respecting the interactions between adults and children, this case study aims to recognize the importance of adult’s feedback and reinforcement on child’s action in preschool context. Toward this, we tried to reflect on the characteristics of the interactions and their implications in a heterogeneous group with twenty-two children aged three and five years (twelve male and ten female) and also three adults of an IPSS of Aveiro. Featured as qualitative investigative, this case study was based on observation, registration and interpretation of interactions occurred in preschool context, in the period of 26 October to 16 December 2015. We conclude that adult-child interactions are also granted to all, however, the adult focuses most prominently those who reveal a greater need for attention and care, through the realities in which they are (immigration, special educational needs and mother’s pregnancy). The results also revealed the presence of a high number of casual interactions, followed by reinforcement and feedback, indicating the presence of a larger number of reinforcements on autonomous activities, instead of targeted activities, where there is a greater amount of feedback assigned. According to the register collected, we understand that feedback and reinforcement assigned by adult can boost child development, when carefully adapted to the individuality of each, representing an indispensable tool in the educator/teacher’s practice.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/18019
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SANDRA SILVA.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.