Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Ciro Alexandre Dominguespt
dc.contributor.authorSilva, Nuno Miguel Nogueira dapt
dc.date.accessioned2017-06-05T15:25:07Z-
dc.date.available2017-06-05T15:25:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17687-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractNo ensino de música em Portugal, há dois tipos de ensino público. No ensino especializado em música, a sua pedagogia é única, sendo um ensino individualizado e personalizado em comparação com à educação musical. Esta singularidade pedagógica e a contínua transformação, precisa de se adaptar à sociedade contemporânea. A era digital contribui-o para uma ampla gama de possibilidades a explorar entre professor e aluno, trazendo um paradigma emergente: a reformulação dos currículos, estabelecendo uma pedagogia baseada na complementaridade do conteúdo tecnológico, para o professor continuar a sua tutoria de forma síncrona e assíncrona. Neste trabalho duas áreas exploratórias foram analisadas: O uso de aplicações para dispositivos móveis para o ensino musical e a aprendizagem contínua através de uma plataforma online. A pesquisa foi realizadadentro de um universo de 10 alunos de um Conservatório de Música semiprivado em 2015/2016. A avaliação dos resultados foi efetuada qualitativa e quantitativamente, por meio de inquéritos, pesquisas, avaliações e observação dos participantes em aula pesencial e online. O estudo observacional decorreu durante 20 aulas divididas em duas categorias: 10 aulas em sala de aula, usando aplicações para dispositivos móveis e 10 aulas ministradas através da plataforma online como uma continuidade pedagógica durante as férias escolares. Os resultados mostraram que o uso de aplicações para dispositivos móveis permite que os alunos melhorem o seu desempenho, principalmente no campo do treino auditivo, formação musical e propriocepção do aluno para uma maior deteção e correção de erros cometidos durante o estudo do instrumento. Além disso, o uso de uma plataforma online para a aprendizagem contínua teve um claro impacto positivo sobre a motivação do estudante para estudar durante as férias escolarespt
dc.description.abstractConcerning music, there are two kinds of public education in Portugal. Within the specialized education in music, the pedagogy is unique, being an individualized and personalized teaching compared with music education, which is more generalist. This pedagogical uniqueness and the continuous transformation and need to adapt the contemporary society to the digital era, have contributed to a wider range of possibilities to explore between teacher and student, bringing an emerging paradigm: the reformulation of curriculums, establishing a pedagogy founded on complementary technological contents to the continue teacher mentoring synchronously and asynchronously. In this work two exploratory areas were analysed: the use of mobile applications for musician teaching and training and the continuous learning through an online platform. The research was made within a universe of 10 students of a semiprivate arts school in 2015/2016. The evaluation of the results was made qualitatively and quantitatively, using questionnaires, surveys, interviews and performative observation of the participants. The observational study ran during 20 lessons divided into two categories: 10 classroom lessons taught using the selected multimedia tools and 10 lessons taught through the online platform as a pedagogical continuity during school holidays. The results showed that the use of mobile applications allows students to improve their performance, mainly in the auditory training field, musical training and proprioception of the student to a higher detection and correction of errors made during instrument study. Moreover, the use of an online platform for continuous learning had a clear positive impact on the student’ motivation to study during their school holidays.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAplicações móveispt
dc.subjectEnsino de músicapt
dc.subjectTecnologias da informaçãopt
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subject.otherTIC na educação musicalpt
dc.subject.otherAplicações para dispositivos móveis no ensino de músicapt
dc.subject.otherPlataformas de ensino onlinept
dc.subject.otherM-learningpt
dc.subject.otherEnsino especializado em músicapt
dc.subject.otherEducação musicalpt
dc.subject.otherDigital Nativespt
dc.subject.otherPedagogiapt
dc.titleIntegração das novas tecnologias no processo educativo do ensino especializado em músicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201588170-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado final.pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.