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Title: Argumentação e estudo do meio: uma díade promotora de pensamento crítico
Author: Costa, Maria Inês Cabral Pinto Gonçalves da
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Métodos pedagógicos
Educação científica
Pensamento crítico
Argumentação
Educação em ciências
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório final de estágio espelha um caminho marcado pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação, no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional, o qual consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática. Esta teve como principal intenção, a articulação entre a Argumentação e Estudo do Meio, uma díade promotora de pensamento crítico. Esta sequência teve o intuito de elucidar para a importância da capacidade argumentativa não apenas em conteúdos de Estudo do Meio, integrando também outras áreas curriculares. A sequência didática desenvolvida foi suportada por orientações teóricas como o Pensamento crítico, a Argumentação, a Literacia científica e educação em ciências. A sequência didática incluiu ainda estratégias e atividades diversificadas que foram implementadas ao longo de várias sessões. O projeto de intervenção-investigação teve como principais objetivos averiguar o impacte da sequência didática nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, bem como no desenvolvimento profissional da professora-investigadora. O projeto de intervenção-investigação, adotou caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação. Portanto, como técnicas de recolha de dados adotou-se o inquérito por questionário, a observação participante e a compilação documental. Na análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto e com o auxílio do software WebQDA. Os resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, indiciam que a implementação da sequência didática teve efeitos nas aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, fundamentalmente, relacionadas com a capacidade argumentativa, a formulação de questões, a identificação de problemas e o registo coerente das ideias. Quanto à professora-investigadora que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, esta evidenciou ter desenvolvido competências enquanto profissional da educação e investigadora.
This final stage report reflects a path marked by the development of an action-research project in the context of courses Supervised Pedagogical Practice and Educational Research Seminar, which consisted in the design, planning, implementation and evaluation of a teaching sequence. This was mainly intended, the relationship between the Argumentation and the Environment Study, a promoter dyad of critical thinking. This sequence aimed to elucidate the importance of argumentative capacity not only in environmental studies content, also integrating other curriculum areas. The developed didactic sequence was supported by theoretical orientations such as Critical Thinking, Argumentation, Scientific Literacy and Science Education. The action-research project had as main objective to ascertain the impact of didactic sequence in the learning of children at the level of knowledge, skills and attitudes and values as well as the professional development of teacher-researcher. The project intervention-research, has adopted characteristics of a methodology of research-action. Therefore, as techniques of data selection it was adopted an inquiry by questionary, participant observation and documentary compilation. In the data analysis, we used the analysis of content through a mixed categorical system and with the help of WebQDA software. The results of the analysis of the data collected indicate that the implementation of the teaching sequence had effects on the learning of children at the level of knowledge, skills and attitudes and values, fundamentally related to argumentative capacity, formulation of questions, identification of problems and the coherent recording of ideas. As for the teacher-researcher who conceived, planned, implemented and evaluated the didactic sequence, this evidenced having developed skills as a professional of education and researcher.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/17569
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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