Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandrapor
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Reis Moraispor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:46:33Z-
dc.date.available2011-04-19T13:46:33Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1751-
dc.descriptionMestrado em Gestãopor
dc.description.abstractA qualidade dos serviços para a infância, considerada como a primeira etapa da educação, é cada vez mais uma preocupação da sociedade Portuguesa. Este estudo consistiu na aplicação de uma escala SERVQUAL adaptada a contextos de educação de infância, denominada KINDERQUAL, com o intuito de se avaliar a qualidade nestes serviços pelos educadores e pais. Assim, foram elaborados dois questionários, um com a escala KINDERQUAL e outro com as variáveis satisfação, credibilidade e recomendação, além da referida escala. Estes questionários foram distribuídos em 39 jardins de infância da rede pública do distrito de Aveiro. Os resultados permitiram constatar que de uma maneira geral tantos os educadores como os pais percepcionam positivamente a qualidade dos serviços prestados nos jardins de infância. Averiguou-se ainda, após a aplicação da técnica de regressão linear múltipla, que a dimensão da qualidade, designada por condições de educação, assim como as variáveis satisfação e credibilidade são as mais importantes para a intenção de recomendar o jardim de infância a outros. ABSTRACT: The services quality for childhood, considered as the first step of education, increasingly a concern for the Portuguese society. This study consisted in an adaptation of SERVQUAL scale to the context of children education, called KINDERQUAL, with the purpose of evaluating the quality in these services by the educators and the parents. Thus, two questionnaires were elaborated, one with the KINDERQUAL scale and another with variables satisfaction, credibility, and recommendation beside the mentioned scale. These questionnaires were distributed in 39 kindergartens in the district of Aveiro. The results show that, in general, both the educators and the parents have positive perceptions about the quality of services provided in kindergartens. It was also shown, after applied the technique of the multiple linear regression, that the quality dimension, called education conditions, as well as the variable satisfaction and credibility are the most important to the intention to recommend the kindergarten to others.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000233141por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectJardins de infânciapor
dc.titleQualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiropor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000598.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.