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dc.contributor.advisorCosta, Rui Carlospt
dc.contributor.authorMouro, Carina Vanessa Marquespt
dc.date.accessioned2017-05-19T13:24:24Z-
dc.date.available2017-05-19T13:24:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17518-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractDurante as últimas décadas do século XXI, houve uma exponencial proliferação de dados, que atribuiu uma nova responsabilidade ao Design de Informação. Tornou-se prioridade organizar, filtrar e representar visualmente a informação, de forma a conferir sentido aos dados. O presente documento explora a transformação de dados em compreensão através da união entre o pensamento qualitativo (olhar crítico do design) e quantitativo (programação). Insere-se no campo do design de comunicação e informação tendo como objetivo o de apreender e otimizar o caminho desde a perceção dos dados até ao conhecimento, através da aplicação desses conceitos a exercícios projetuais com diferentes dimensões e níveis de informação. Adjacente a este paradigma, torna-se inevitável a reflexão sobre as competências e aptidões necessárias para traduzir e comunicar dados complexos por intermédio do uso de um artefacto infográfico estático ou dinâmico. Tendo em vista a produção e comunicação de conhecimento para o utilizador, pretende-se abordar como o design se pode complementar e beneficiar com a utilização da programação tanto ao nível contextual como gráfico, através da realização de três exercícios projetuais, otimizando assim, o ato de criação infográfico.pt
dc.description.abstractDuring the last decades of the 21st century, there was an exponential proliferation of data, which assigned a new responsibility to Information Design. It has become a priority to organize, filter and visually information in order to make sense of the data. This paper explores the transformation of data into understanding the union of qualitative (critical design) and quantitative (programming) thinking. It is inserted in the field of communication and information with the objective of apprehending and optimizing the way, from perception of data to knowledge, through the application of these to design exercises with different dimensions and levels of information. Adjacent to this paradigm, it becomes inevitable to reflect on aptitudes needed to translate and communicate complex data use of a static or dynamic infographic artifact. Considering the and communication of knowledge for the user, it is intended to how the design can complement and benefit from the use of both contextually and graphically, through the performance of exercises, thus optimizing the act of creating infographics.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesign da informaçãopt
dc.subjectInterfaces gráficaspt
dc.subjectComunicação da informaçãopt
dc.subject.otherConhecimentopt
dc.subject.otherComunicaçãopt
dc.subject.otherInteraçãopt
dc.subject.otherDesign de informaçãopt
dc.subject.otherExperiênciapt
dc.subject.otherRepresentaçãopt
dc.titleDos dados à compreensão: pensamento qualitativo e pensamento quantitativopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201935597-
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DeCA - Dissertações de mestrado

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