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Title: Gestão de visitantes: uma perspectiva sobre os museus de Portugal
Author: Durão, Marília Sofia Ferreira
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Turismo cultural
Museus
Comportamento dos consumidores
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As atracções culturais – core do turismo cultural – constituem a principal motivação de visita de milhões de indivíduos em todo o mundo. Entre estas, assumem particular relevância os museus, enquanto protectores da memória colectiva, da identidade e da cultura dos povos. O número de museus aumenta de ano para ano, as suas tipologias diversificam-se e o interesse do público por estas atracções tem vindo também a aumentar. De acordo com o INE (2008), somente em Portugal, eram já contabilizados em 2007, cerca de dez milhões de visitantes a museus. Ao nível dos museus, os conceitos de educação e entretenimento fundem-se e são criadas cada vez mais estratégias que proporcionem estas duas mais-valias aos visitantes. Está, também, cada vez mais patente a necessidade de preservação dos recursos que constituem o foco de toda a actividade turística. É neste contexto que surge a gestão de visitantes enquanto filosofia de gestão, promovendo, indissociavelmente, a maximização da experiência do visitante e a preservação do objecto da visita, assegurando deste modo a sustentabilidade do usufruto dos recursos. A presente dissertação tem como linha orientadora a compreensão da aplicação desta filosofia de gestão em Portugal. Tendo em consideração a importância que a interpretação tem vindo a assumir no contexto da gestão de visitantes, proporcionando experiências agradáveis e enriquecedoras aos visitantes e, simultaneamente, consciencializando-os da necessidade de preservação dos recursos, a presente dissertação centra-se, especialmente, na identificação das técnicas de interpretação adoptadas pelos museus dos concelhos de Lisboa e Porto. Dada a grande relevância que vem sendo atribuída às “visitas guiadas”, aos “dispositivos audiovisuais” e aos “painéis interpretativos e placas de identificação” no contexto da interpretação, esta dissertação focaliza-se, especialmente, nestas três técnicas de interpretação. O principal objectivo desta dissertação é, deste modo, compreender se os museus dos concelhos de Lisboa e Porto têm vindo a adoptar estas três técnicas de interpretação e, em caso afirmativo, como as têm adoptado. Pretende-se, também, identificar variáveis que influenciem a adopção destas técnicas ao nível dos museus. Neste sentido, procedeu-se à análise do modo de implementação destas técnicas com recurso a entrevistas semi-estruturadas e à observação in loco da aplicação destas técnicas em 31 museus que representavam os museus com maior número de visitantes nos dois concelhos em análise. Tendo sido registada uma taxa de resposta de 100%, os dados recolhidos foram processados através de diversas análises de estatística descritiva. De entre as várias conclusões aferidas, uma das principais diz respeito à influência que a tutela de gestão exerce na implementação das técnicas de interpretação em análise, na medida em que dela dependem condições fundamentais para a gestão dos visitantes nos museus, como recursos financeiros e humanos. ABSTRACT: Cultural attractions – the core of cultural tourism – represent the main visit reason of millions of individuals worldwide. Amongst these, museums have a particular relevance, as the protectors of people’s collective memory, identity and culture. The number of existing museums increases year by year, their typologies are diverse, and people’s interest for these attractions have also increased. According to INE (2008), in Portugal alone, around 10 million museum visitors were accounted in 2007. As far as museums are concerned, the concepts of education and entertainment merge, and strategies that provide the visitors these two great values, are created. Also present is the need to preserve the resources that focus on all tourism activity. Visitor management emerges from this context as a management philosophy that tries to maximize the visitor’s experience, as well as preserve the visit’s main goal, ensuring the sustainability of resources’ fruition. This dissertation is based on understanding the appliance of this management philosophy in Portugal. Considering the importance attributed to interpretation in visitor management, providing the visitors pleasant and enriching experiences, and, simultaneously, making them conscious of the need to preserve resources, this dissertation is focused mainly on identifying the interpretation techniques adopted in museums in Lisbon and Porto. Given the great relevance attributed to “guided tours”, “audio-visual displays” and “text panels and labels” in the interpretation context, this dissertation focuses, particularly in these three interpretation techniques. The main objective in this dissertation is to understand if the museums in Lisbon and Porto have adopted these three interpretation techniques and, in case of an affirmative answer, how have they adopted them. It also intends to identify variables which may influence the adoption of these techniques. For this, we proceeded analyzing how these techniques were implemented by doing semi-structured interviews and in loco observation of the appliance of these techniques in 31 museums, which represented the museums with the bigger number of visitors in Lisbon and Porto. Considering that the response rate was of 100%, the collected data was processed through several descriptive statistics analyses. Amongst the several withdrew conclusions, one of the main, concerns the influence that wardship has on the implementation of the analyzed interpretation techniques, in a way that, dependent on it, are the fundamental conditions for museums visitor management, such as financial and human resources.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/1746
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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