Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17443
Title: Utilização de interfaces visuais no concerto jazzístico: interlocuções entre o vídeo mapping e a performance jazzística
Author: Silva, Márcio de Albuquerque
Advisor: Sardo, Susana
Raposo, Rui
Keywords: Jazz - Interpretação musical
Produção musical
Meios audiovisuais
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O jazz evoluiu com o passar dos anos dialogando com variados movimentos artísticos que naturalmente influenciaram as formas de seu espetáculo, seguindo desde espetáculos do Vaudeville, até os Happenings e as formas mais tradicionais de concerto. Neste sentido se observa o importante papel que cumpre a estética visual nos espetáculos jazzísticos desde o seu início. Historicamente influentes jazzman apoiaram grande parte de suas performances em conceitos que envolviam além dos aspectos musicais, conceitos de visualidade e gestualidade como ferramentas essenciais para as suas apresentações no intuito de prender a atenção do público. Desta maneira, podemos observar que a utilização de novas tecnologias no âmbito do espetáculo jazzístico propõe uma ampliação nas possibilidades narrativas do concerto. O presente trabalho objetiva a construção de um espetáculo que tenha como principal foco a interlocução entre a música jazzística e a utilização de interfaces visuais, usando como argumento estético as projeções mapeadas. Foram feitas experimentações com tecnologias específicas de projeção de vídeo no intuito de se dominar as técnicas básicas de projeção mapeada. Além disso foi-se criado um prévio espetáculo que gerou o artigo “Saracotia e “A Vista do Ponto”: a subjetividade como enredo de um espetáculo jazzístico”. Neste espetáculo foi feita uma análise para observar os aspectos que serviriam como parâmetros para a produção do espetáculo “Lugares”, do grupo luso-brasileiro Shark Punk. O espetáculo “Lugares” é o resultado das pesquisas desenvolvidas durante todo o processo, servindo como um ponto referencial para futuros diálogos multidisciplinares advindos do cruzamento da música jazzística e as novas tecnologias nas artes visuais para a criação de espetáculos sinestésicos.
The jazz evolved over the years dialoguing with various artistic movements which naturally influenced the forms of his spectacle, following from Vaudeville performances, to the so called Happenings and more traditional concert forms. In this sense it is observed the important role played by the visual aesthetic in jazz spectacles since its inception. Historically influential jazzman supported much of their performances on concepts that involved beyond the musical aspects, visual concepts and gestures as essential tools for their shows in order to hold the attention of the public. In this way, we can see that the use of new technologies in the jazz spectacle proposes an expansion in concert narrative possibilities. This work aims at the construction of a performance that has as its main focus the dialogue between the jazz music and the use of visual interfaces, using as an aesthetic argument projection mapping. Experimentations were made with specific technologies of video projection in order to master the basic techniques of projection mapping. Also it has been created prior performance that generated the article "Saracotia and" View of The Point ": subjectivity as plot of a jazz spectacle." In this spectacle it was made an analysis to observe aspects that served as parameters for the production of the show "Lugares", from the luso-brazilian group Shark Punk. The performance “Lugares” is the result of research carried out throughout the process, serving as a reference point for future multidisciplinary dialogues arising from the intersection of jazz music and new technologies in the visual arts to create synesthetic shows.
Description: Mestrado em música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17443
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação MARCIO PRONTA.pdf6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.