Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17381
Title: A biografia linguística e o desenvolvimento da autoestima nos primeiros anos de escolaridade
Author: Resende, Vânia Filipa Garcia de
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Ensino básico 1º ciclo
Diversidade cultural
Auto-estima
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Deparamo-nos hoje com uma grande diversidade linguística e cultural, fruto de um mundo globalizado. Perante esta diversidade a escola deve empenhar-se na adoção de abordagens didáticas que propiciem um melhor acolhimento de alunos oriundos de outras comunidades linguísticas e se consagrem atitudes de respeito, igualdade e solidariedade, criando um clima favorável para o desenvolvimento cognitivo e social de todos os alunos. Partindo da assunção desta realidade, este estudo tem como intuito compreender, ainda que de forma incipiente, o contributo da estratégia didática da Biografia Linguística no desenvolvimento da autoestima e da valorização dos repertórios linguístico-comunicativos de crianças dos primeiros anos de escolaridade. Para tal, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “À procura de mim descubro o mundo”, colocado em prática numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola de um bairro social de Aveiro. Este projeto segue uma metodologia qualitativa com características de investigação-ação, tendo recorrido a técnicas e instrumentos de recolha de dados como a observação direta, os registos audiovisuais, as entrevistas individuais e fichas das crianças. Após a análise de dados (com recurso à técnica de análise de conteúdo) podemos concluir que a Biografia Linguística pode contribuir para o desenvolvimento de uma autoestima positiva, uma vez que as crianças se deparam com capacidades linguísticas desconhecidas, querendo, desta forma, valorizar e desenvolver os seus repertórios linguístico-comunicativos.
Looking at the world nowadays we realise there is an enormous linguistic and cultural diversity, due to globalization. Towards this diversity, school should commit herself to adopt didactical approaches that enhance the host of students of different linguistic communities. Furthermore, it should consecrate to all the students attitudes of respect, equality and solidarity in order to create a propitious environment for a cognitive and social development. Thus, starting from the assumption of this reality, the study was conducted to understand, even though in an incipient way, the contribution of the Linguistic Biography didactical strategy in the development of self-esteem and the appreciation of the linguistic-communicative repertoires of children in early years of learning. To do that, a project of didactical intervention named “À procura de mim descubro o mundo” was conducted and put into practice in a 1st grade class of an elementary school in a district of Aveiro. This project was developed according to a qualitative methodology (an action-research) having applied techniques and instruments of collecting data such as observation, audio and video records, individual interviews and children’s forms and works. The data analysis (that resorts to the content analysis technique) allows us to conclude that the Linguistic Biography may contribute to the development of a positive self-esteem, because children face unknown linguistic ability seeking, this way, to appreciate and develop their linguistic-communicative repertoires.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/17381
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE - Vânia de Resende.pdf10.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.