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dc.contributor.advisorLopes, Nuno Filipe Ferreira Soares Borgespt
dc.contributor.advisorVila Real, Paulo Jorge de Melo Matias Faria dept
dc.contributor.authorLourenço, André Policarpopt
dc.date.accessioned2017-05-10T10:47:30Z-
dc.date.available2017-05-10T10:47:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17379-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Civilpt
dc.description.abstractA presente dissertação tem como principal objetivo aumentar o conhecimento do comportamento estrutural de elementos axialmente comprimidos de secção esbelta (classe 4) de aço inoxidável na construção. Apesar do seu preço superior quando comparado ao aço de carbono, tem-se verificado um aumento da aplicação de elementos estruturais em aço inoxidável com secções de classe 4, tornando-se fundamental perceber e compreender o seu comportamento. As estruturas de secção mais esbeltas são caracterizadas pela grande propensão para fenómenos de encurvadura local, mas também para encurvadura global. Estes fenómenos de instabilidade intensificam-se quando as secções são sujeitos a altas temperaturas, como em situação de incêndio. Este trabalho apresenta um estudo numérico, com o auxílio do programa de elementos finitos SAFIR, sobre o comportamento ao fogo com perfis em I de aço inoxidável de Classe 4, quando submetidos a compressão axial. São comparados os resultados numéricos com a metodologia de dimensionamento proposto pelo Eurocódigo 3 bem como outras duas propostas de dimensionamento, é avaliada a influência de vários parâmetros, como o tipo de aço e o tipo de secção transversal. Por fim é realizada uma avaliação estatística dos resultados numéricos.pt
dc.description.abstractThe main focus of the present thesis is to increase the knowledge of the structural behavior of stainless steel elements in construction . Despite of its higher price when compared with carbon steel, the use of structural elements in stainless steel with class 4 sections has increased, and is now crucial to understand his behavior. Structures containing slender sections are characterized by a significant probability to develop local buckling, as well as global buckling. These instability phenomenon are intensified when the sections are subject to higher temperatures, like in a fire. This work presents a numerical study, with the support of the program SAFIR, about the behavior of elements of stainless steel with class 4 “I” sections under fire and axial compression. The numerical results are compared with the design methodology proposed in Eurocode 3 as well of other two proposals, evaluated the influence of several parameters like the type of steel and type cross section and finaly it is performed a statistic evaluation of the numerical results.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResistência ao fogopt
dc.subjectConstruções metálicaspt
dc.subjectAço inoxidávelpt
dc.subject.otherAço inoxidávelpt
dc.subject.otherSecções de Classe 4pt
dc.subject.otherPilarespt
dc.subject.otherIncêndiopt
dc.subject.otherEncurvadurapt
dc.subject.otherEurocódigo 3pt
dc.titleResistência ao fogo de pilares com secções em I de classe 4 em aço inoxidávelpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201565722-
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DECivil - Dissertações de mestrado

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