Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Alexandra Valentept
dc.contributor.authorMiranda, Pérside Sias de Queirozpt
dc.date.accessioned2017-05-05T08:30:39Z-
dc.date.available2017-05-05T08:30:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17334-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se apresentar um relatório final de estágio que se traduz num projeto de intervenção-investigação, que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didáctica sobre saúde oral infantil para uma turma de crianças pré-escolares. A sequência didática incluiu atividades diversificadas, desenvolvidas ao longo de várias sessões, com o envolvimento das crianças, pais e escola. Este projeto teve como suporte para o seu enquadramento teórico: a literacia científica, a educação em ciências, a educação para o desenvolvimento sustentável, a orientação CTSA, a educação em ciências nos primeiros anos e a educação para a saúde, relacionada à saúde oral. Os seus objetivos têm o propósito de: 1) caracterizar o conhecimento inicial e hábitos das crianças, dos pais e da escola sobre a saúde oral; 2) desenvolver (conceber, planificar, implementar e avaliar) uma sequência didática que envolva crianças, pais e escola na promoção da saúde oral infantil; 3) avaliar os efeitos da implementação do projeto de intervenção nas aprendizagens (conhecimentos, capacidades, atitudes e valores) e mudança de comportamento das crianças; e 4) avaliar o impacte do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que o concebeu, planificou, implementou e avaliou. Este projeto assumiu características de uma metodologia de investigaçãoação, recorrendo a técnicas de recolha de dados, como, inquéritos por entrevista e por questionário, observação participante e compilação documental. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo. Os dados recolhidos foram objeto de análise e indiciam que houve aprendizagem nas crianças ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, refletindo-se através da mudança de comportamento das crianças relativamente à saúde oral. Em relação à professora-investigadora foram desenvolvidas competências enquanto investigadora, e principalmente como profissional de educação. Para finalizar, considerou-se ainda o impacte positivo na forma como as famílias das crianças reconheceram a importância do tema.pt
dc.description.abstractThe present academic study aims to present a final internship report which translates an intervention-investigation project that consists in the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence regarding children’s oral care of a pre-school children group. The didactic sequence included diversified activities developed along various sessions, involving children, parents and the school. This project had as a support for its theoretical framework what follow: the scientific literacy, the science education, the education for sustainable development, the CTS orientation, the science education in the early years of schooling and the education for body health, specifically for oral health in this case. The purpose of its goals: 1) to characterize the prior knowledge and habit of the children, parents and school about oral health; 2) to develop (to conceive, to design, to implement and to evaluate) a didactic sequence which includes children, parents and the school regarding the children’s oral health furtherance; 3) to evaluate the implementation effects on the intervention project in the learning process (knowledge, capacities, attitudes and values) as well as children’s behavior change; and 4) to evaluate the interventioninvestigation project impact on the professional development of the researcher-teacher who conceived, planned, implemented and evaluated it. This academic study adopted features of a research-action methodology, resorting to data gathering techniques such as inquiry by interview, questionnaire, the observation and documental compilation. To analyze the data, it was chosen the technique of data analysis designated as ‘analysis of content’. The collected data were the analysis object and it indicates that there have been apprenticeships by children concerning knowledge, capacities, attitudes and values also reflecting in the children’s oral health behavior change. As far as the researcher-teacher is concern, skills were developed as researcher and mainly as a professional working in education. In order to conclude, it was also found the positive impact on the manner how the children’s family acknowledged the importance of the theme.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSaúde oral - Criançaspt
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectEducação para a saúdept
dc.subject.otherEducação para a saúdept
dc.subject.otherEducação em ciênciaspt
dc.subject.otherSaúde oral infantilpt
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt
dc.titleCriança - pais - escola: tríade promotora de saúde oral infantilpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201934582-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf10.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.