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Title: Planeamento e gestão de megaeventos : desenvolvimento e aplicação de modelo para a eficácia do DMO e do destino
Author: Pimentel, Emanuelle de Melo
Advisor: Vieira, Armando Luís
Biz, Alexandre Augusto
Keywords: Turismo
Eventos desportivos - Futebol - Brasil
Gestão de eventos
Destinos turísticos
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A pesquisa desenvolvida neste trabalho insere-se na área da gestão de megaeventos. O megaevento é um evento de larga escala, sendo um evento especial, que alcança bilhões de pessoas devido ao grande interesse dos meios de comunicação. Este tipo de evento envolve milhares de espectadores e os investimentos são elevados. A oportunidade de melhorar a infraestrutura de acesso, o desenvolvimento do turismo, as instalações de desporto e o reconhecimento internacional, fazem com que exista uma forte concorrência entre os destinos para sediarem megaeventos. Por representar impactos no destino, os organizadores de um megaevento devem estar particularmente atentos à participação do DMO (Destination Management Organisation). A investigação inclui uma ampla revisão bibliográfica sobre planeamento e gestão de eventos, DMO e megaeventos, que salienta a necessidade de uma participação eficaz do DMO no projeto de gestão de megaeventos, para proteger os interesses do destino-sede desde a fase do estudo de viabilidade até a avaliação final do evento. Em resposta às lacunas identificadas no âmbito do planeamento e gestão de megaeventos, o principal objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um Modelo de Projeto de Gestão de Megaevento (MPGM) com indicação das fases, das atividades e das responsabilidades dos atores: DMO e organizador do evento. O megaevento é o produto fim do MPGM e está dividido entre três principais fases: pré-evento, evento e pós-evento. Com base numa combinação de abordagens de cariz qualitativo e quantitativo, o MPGM foi validado por entrevistas com profissionais, ponderado com questionários e aplicado na Copa do Mundo da FIFA 2014. O MPGM final é uma contribuição teórica para investigadores da área do planeamento de eventos. Também é uma contribuição prática para os gestores de destinos e organizadores de eventos. É preciso simbiose entre o evento e o destino. Nem sempre a realização de um megaevento é benéfica para o destino. A garantia do sucesso do evento para o destino não é do organizador oficial do evento, mas sim do DMO que conhece o destino e seus stakeholders. Finalmente, o presente trabalho contribui com relevantes linhas futuras de investigação.
The research developed in this work is part of the management of mega events area. The mega event is a large-scale event, with a special event, which reaches billions of people due to the great interest of the media. This type of event involves thousands of spectators and the investments are high. The opportunity to improve the infrastructure of access, the development of tourism, sports facilities and international recognition, mean some strong competition between destinations to host mega events. Organizers of mega events should reconsider the participation of the DMO (Destination Management Organisation), because of the impacts on destination. This research includes an extensive literature review on planning events, DMO and mega events, which stresses the need for effective DMO participation in mega events management projects to protect the interests of the host destination from the feasibility study phase to the final evaluation of the event. In response to gaps identified in the context of planning and management mega events, the aim of this study is to develop a proposed model (MPGM) indicating the phases, activities and responsibilities of actors: DMO and event organizer. The mega event is the final product of the MPGM and is divide into three main phases: pre-event, event and post-event. Based on a combination of qualitative and quantitative approaches, the MPGM has been validate by interviews with professionals, validated with questionnaires and applied to the FIFA World Cup 2014. The final MPGM is a theoretical contribution to researcher’s events planning area. It is also a practical contribution to the management of destinations and event organizers. It is necessary symbiosis between the event and the destination. Not always, the realization of a mega event is beneficial to the destination. Ensuring the success of the event to the destination is not the official event organizer job, but the DMO, who knows the destination and its stakeholders. Finally, this thesis contributes relevant future lines of research.
Description: Doutoramento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/17300
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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