Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Conceiçãopt
dc.contributor.advisorValente, António Manuel Dias Costapt
dc.contributor.authorLobo, Francisco Colombopt
dc.date.accessioned2017-04-11T14:39:53Z-
dc.date.available2017-04-11T14:39:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17229-
dc.descriptionMestrado em Comunicão Multimédiapt
dc.description.abstractA problemática dos direitos Humanos, sendo um tema atual e urgente, encontra na instituição cinema – em filmes, festivais e mostras – um espaço privilegiado para sua veiculação e discussão, com a possibilidade de superar preconceitos e alargar conhecimentos, a partir da sua força comunicacional e lúdica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo central investigar a relação entre a produção cinematográfica de António-Pedro Vasconcelos e a temática dos direitos Humanos e cidadania. Este estudo, feito a partir da análise temática, teve como objeto a produção ficcional em longa-metragem e o ponto de partida foi o filme Jaime, realizado no ano de 1999. A investigação permitirá compreender a noção de Humano presente na obra do cineasta português e que direitos Humanos nela são abordados com maior ou menor destaque. Para além das preocupações da realização audiovisual estudam-se também as motivações ideológicas do cineasta. Estes dados foram obtidos a partir de pesquisa em diversas fontes e confrontados com o resultado da entrevista realizada junto ao cidadão e cineasta António-Pedro Vasconcelos.pt
dc.description.abstractThe Human Rights issue, as a current and urgent theme, found in cinema institution - in films, festivals and exhibitions - a privileged space for conveying and discussion, with the possibility of overcoming prejudices and extending knowledge, by the use of its communicational and entertaintment strength. In this sense, the present study aims to investigate the relationship between film production by António-Pedro Vasconcelos and the Human Rights and citizenship theme. This study, made through the thematic analysis, had as its object the fictional feature film production and the starting point was the film Jaime, made in 1999. The present research will approach the Human concept contained in the work of the Portuguese filmmaker and which human rights in it are covered with more or less emphasis. In addition to visual realization, it also will study the filmmaker’s ideological motivations. These data were obtained from research in different sources and confronted with the result of the interview made with both citizen and filmmaker António-Pedro Vasconcelos.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subjectRealizadores de cinema - Portugalpt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subject.otherCinemapt
dc.subject.otherCidadaniapt
dc.subject.otherDireitos humanospt
dc.subject.otherAntónio-Pedro Vasconcelospt
dc.subject.otherCinemapt
dc.subject.otherCitizenshippt
dc.subject.otherHuman rightspt
dc.subject.otherAntónio-Pedro Vasconcelospt
dc.titleAntónio-Pedro Vasconcelos: um cineasta cidadãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201575353-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
António-Pedro Vasconcelos Um cineasta cidadão.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.