Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17193
Title: A visão de ciência e de cientista de crianças em educação pré-escolar
Author: Martins, Andreia Filipa dos Santos
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação pré-escolar
Estratégias da aprendizagem
Cientistas
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação, desenvolvido em Prática Pedagógica Supervisionada, e propõe divulgar a visão que as crianças em Educação Pré-Escolar têm de Ciência e de Cientista. Desde o nascimento, as crianças começam a construir conhecimento sobre o mundo, que se vai alargando e desenvolvendo com o passar do tempo. Para elas, a curiosidade e o desejo de saber, acaba por surgir de forma natural. Isto acontece devido à necessidade que sentem de compreender e de dar sentido ao meio que as rodeia e em que vivem. As imagens que as crianças constroem de Ciência e de Cientista têm por base não só a influência adquirida através dos educadores, como também da maneira como a criança vê o mundo, que é influenciada através, entre outros, dos filmes, séries de televisão, desenhos animados, livros, jornais e revistas. Compete aos educadores ajudarem as crianças na construção de uma imagem de Ciência e de Cientista mais realista, de maneira a torná-las cidadãs ativas e reflexivas sobre si e o mundo. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivos a caracterização da conceção de Ciência e de Cientista das crianças e a contribuição para uma noção mais realista de Ciência e Cientista. Esta investigação desenvolveu-se uma metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo. A implementação das atividades decorreu num contexto de Jardim de Infância da região de Aveiro, numa sala com 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Na recolha de dados recorreu-se a diversos instrumentos, nomeadamente a versão de Chambers (1983) do Draw-A-Scientist Test, o questionário de imagens de Jarvis & Rennie (2000) e os registos fotográficos. Com base nestes foi possível verificar que a maioria deste grupo reconhece como Cientista um indivíduo que usa bata e óculos e que realiza experiências num laboratório. Da análise dos resultados pode-se concluir que apesar das crianças usufruírem de um pequeno espaço dedicado à área da Ciência e de conhecerem os nomes específicos de alguns objetos, evidenciam uma imagem estereotipada de Ciência e Cientista. As atividades planeadas e implementadas tiveram um contributo modesto sobre a visão das conceções de Ciência e Cientista em crianças em Educação Pré-Escolar e, simultaneamente, na construção de uma imagem mais realista das mesmas. Neste sentido, este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de atividades mais explícitas para as crianças em Educação Pré-Escolar.
This present Report Stage Final has been drawn from an intervention-research project, developed in Supervised Teaching Practice, and proposes to disclose the view that children of Preschool have of Science and Scientist. Since birth, children begin to build knowledge about the world, that enlarges and developing over the time. For them, the curiosity and the desire to know, eventually come naturally. This is divided on the need they feel to understand and give meaning to those around them and in which they live. The images that children build of Science and Scientist are base not only from gained influence through teachers, but also the way how the child sees the world, which is influence by, among others, movies, TV series, cartoons, books, newspapers and magazines. The teachers have the obligation to help children to build an image of Science and Scientist more realistic, in order to make them active citizens and reflective about themselves and the world. In this context, the present investigation aims to characterize the conception of Science and Scientist of children and contributing to a more realistic notion of Science and Scientist. This investigation has been developed in a research-action methodology of qualitative character. The implementation of the activities took place in a kindergarten context in Aveiro, Portugal, in a room with 20 children between 3 and 6 years old. In data collection resorted to various instruments, including Chambers version (1983) of Draw-A-Scientist Test, Jarvis & Rennie images quiz (2000) and photographic records. Based on these we found that the majority of this group as a scientist recognizes an individual who uses robe and glasses and conducts experiments in a laboratory. Analysis of the results can be concluded that despite the children take advantage of a small space dedicated to science and knowing the specific names of some objects, show a picture of Science and Scientist stereotypical. The activities planned and implemented had a modest contribution to the vision of conceptions of Science and Scientist in children of Preschool and simultaneously building a more realistic picture of the same. In this sense, this study may contribute to the development of more explicit activities for children of Preschool.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/17193
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio_Final_AndreiaMartins_65222.pdf8.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.