Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17134
Title: | Espaço, gesto e textura na música eletroacústica: uma abordagem analítica e composicional |
Author: | Rocha, Maria Cristina Dignart de Carvalho |
Advisor: | Oliveira, João Pedro |
Keywords: | Música Composição musical Estética musical Técnicas musicais Acústica musical Música electroacústica |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho teve como proposta empregar abordagens estéticas e processos
composicionais que tomam como referência o espaço um parâmetro
estruturador, no contexto da criação eletroacústica. Como processo
investigativo foram feitas escutas analíticas de obras eletroacústicas de
compositores atuais que concebiam o espaço e a espacialização como
elementos importantes na estruturação de suas composições. As escutas
analíticas serviram como objetos de observação de diferentes estratégias de
uso do espaço como um meio expressivo. O levantamento bibliográfico serviu
como referência para a geração de ferramentas descritivas de processos e
qualidades espaciais encontradas nas obras. Por fim, como experiência
prática, foram compostas três obras com enfoques pessoais, e explorações
poéticas que consideraram o espaço como um parâmetro estruturador em
obras eletroacústicas. Neste âmbito, o gesto e a textura foram elementos
composicionais que atuaram como articuladores do espaço, sendo ainda
articulados diferentes parâmetros espaciais que serviram de base para
delimitação da forma, bem como para o tratamento do material sonoro. The proposal of this thesis aims to employ compositional procedures and esthetical thinking in which spatial references plays a structural role. Helping in this regard some investigations were made around musical works of contemporary electroacoustic composers who conceived the space and the spatialization as focal points. Analytical hearings served to summarize the various strategies in the use of space as expressive meaning. Similarly, a bibliographical research was conducted to give the concepts and descriptions that would relate properly with the approaches applied in these same musical works. To complete this investigation, three electroacoustic works were composed by this author, seeking to apply artistic vision and personal strategies built with the spatial aspect in mind. In this framework, gesture and texture acted as means to articulate the space in these musical efforts. In addition, spatial parameters also served as base to outline the form and plus the treatment gave to the sonic material. |
Description: | Doutoramento em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17134 |
Appears in Collections: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TeseDignartRocha.pdf | 20.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.