Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17039
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Veloso, Ana Isabel | pt |
dc.contributor.advisor | Paparstergiou, Marina | pt |
dc.contributor.author | Couceiro, Rosana Margarida Fernandez dos Santos | pt |
dc.date.accessioned | 2017-03-15T14:43:15Z | - |
dc.date.available | 2017-03-15T14:43:15Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/17039 | - |
dc.description | Mestrado em Comunicação Multimédia | pt |
dc.description.abstract | Actualmente algumas fontes de investigação científica consideram que o ensino tradicional, ao longo das décadas, tem sido menos apelativo (Foreman, 2003). Os alunos encontram-se rodeados por outros estímulos causados pelas novas tecnologias, novas formas de entretenimento e redes sociais (Prensky, 2001a; Raines, 2002), estímulos que se tornam mais apelativos do que o ensino tradicional. Uma das soluções apontadas e proposta pelos peritos na matéria é a inserção de jogos, um dos principais estímulos do entretenimento actual, como ferramentas de aprendizagem em ambientes formal escolar, como a sala de aula (Eck, 2006; Paras & Bizzocchi, 2005). O projecto que se apresenta foi desenvolvido no Departamento de Educação Física e Ciências do Desporto pertencente à Universidade de Thessaly e localizado em Trikala, Grécia, e apresenta um estudo sobre a aplicação do jogo como ferramenta de aprendizagem em contexto educacional. Este projecto consiste na conceptualização, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um jogo criado com o objectivo de motivar os estudantes do Departamento de Educação Física e Ciências de Desporto da Universidade de Thessaly, Grécia, a aprender conceitos da unidade curricular de Tecnologias da Informação. Considerado o propósito do jogo os conteúdos da unidade curricular foram adaptados para o jogo. Integrou-se a narrativa como elemento de motivação para os estudantes, foram conceptualizados cenários, personagens e level design, juntamente com a inserção de puzzles relacionados com os conteúdos da unidade curricular, mecânica do jogo e regras. O protótipo desenvolvido é constituído por um conjunto de puzzles com os quais se efectuou uma avaliação preliminar em dois grupos focais. A avaliação preliminar foi efectuada na Universidade de Thessaly, no pólo Trikala e na Universidade de Aveiro, com amostras de conveniência do público-alvo primário e secundário, respectivamente, para perceber se a estratégia do jogo e respectiva narrativa poderiam funcionar na unidade curricular em causa. Os resultados apontam que o jogo pode ser uma ferramenta a incluir na unidade curricular, depois das amostras do público-alvo primário terem demonstrado uma recepção positiva ao jogo e os seus conteúdos, sobretudo a narrativa e gráficos, e esperam que as próximas versões tragam mais puzzles e desafios como os que estiveram presentes no protótipo. | pt |
dc.language.iso | eng | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunicação multimédia | pt |
dc.subject | Jogos educativos | pt |
dc.subject | Design | pt |
dc.subject | Ensino assistido por computador | pt |
dc.subject | Tecnologia da educação | pt |
dc.subject | Jogos de computador | pt |
dc.subject.other | Digital game-based learning | pt |
dc.subject.other | Ciências dos computadores | pt |
dc.subject.other | Educação | pt |
dc.subject.other | Game design | pt |
dc.subject.other | Teorias de aprendizagem | pt |
dc.subject.other | Digital game-based learning | pt |
dc.subject.other | Computer science | pt |
dc.subject.other | Education | pt |
dc.subject.other | Game design | pt |
dc.subject.other | Learning theories | pt |
dc.title | Design of a computer game for an information technology class | pt |
dc.title.alternative | Design de um jogo de computador para a disciplina de informação e tecnologia | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertation_RosanaM_33275.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.