Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAnçã, Maria Helenapt
dc.contributor.authorRibeiro, Sara Raquel Maiapt
dc.date.accessioned2017-03-02T10:37:47Z-
dc.date.available2017-03-02T10:37:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16947-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractNos últimos tempos, as escolas portuguesas têm acolhido alunos provenientes de várias partes do mundo, sendo necessário sensibilizar toda a comunidade educativa, sobretudo, alunos, corpo docente e não docente para a diversidade linguística e cultural presente nos nossos dias. Para tal, é fundamental que os educadores e professores estejam atentos a esta realidade, de forma a promover uma integração saudável e positiva. A realização do presente trabalho de investigação tem como principal objetivo conhecer as representações de um grupo de alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de uma escola de Aveiro, no ano letivo 2012/2013, acerca da Língua Portuguesa e dos falantes de alguns países lusófonos, em particular: Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe. O enquadramento teórico do estudo está dividido em três capítulos. No primeiro apresentamos uma breve definição do conceito de Lusofonia, bem como uma breve resenha histórica dos fluxos migratórios em Portugal; o segundo capítulo incide sobre alguns conceitos importantes em Didática das Línguas; o terceiro e último capítulo refere-se às Representações Socias, sendo destacada a sua importância no estudo das representações a respeito das línguas. Por sua vez, o enquadramento metodológico e estudo empírico também se encontra dividido em três capítulos. O primeiro incide sobre as opções metodológicas do estudo. Em relação à natureza da pesquisa, optámos pela abordagem qualitativa, mais precisamente, por um tipo de estudo descritivo, visto que a presente investigação privilegia a análise e interpretação de enunciados escritos e representações gráficas. Como instrumento de recolha de dados recorremos, sobretudo, a fichas de monitorização e ao desenho. Por seu turno, o segundo capítulo sustenta a análise dos resultados e, no terceiro, apresentamos a reflexão final do estudo. Os resultados da investigação demonstram que estas crianças do 2.º ano de escolaridade apresentam representações, essencialmente, de natureza positiva em relação à Língua Portuguesa e aos seus falantes, destacando o Brasil e os brasileiros.pt
dc.description.abstractLately, Portuguese schools have received students from several parts of the world, thus being necessary to sensitize the entire educational community, mostly students, teaching and non-teaching staff to the linguistic and cultural diversity, more and more present in our days. To that purpose, it is fundamental that educators and teachers are aware of this reality, in order to promote a healthy and positive integration. The execution of the current investigation work has as main aim to know the representations of a group of students of the 2nd grade in primary school, from a school in Aveiro, in the school year of 2012/2013, about the Portuguese language and the speakers of some lusophone countries, in particular Brazil, Guinea-Bissau, Angola and São Tomé and Príncipe. The theoretical framework of the study is divided into three chapters. In the first one, we present a brief definition of the concept of Lusofonia (Lusophony), as well as a short historical review of the immigration fluxes in Portugal; the second chapter focuses on some important concepts in Language Didactic; the third and last chapter refers to Social Representations, being enhanced its importance in the study of representations in what languages are concerned. On the other hand, the methodological framework is also divided into three chapters. The first one focuses on the methodological options of the study. Concerning the nature of the research, we have chosen the qualitative approach, more precisely, a descriptive type of study, considering that the present investigation favours the analysis and the interpretation of written statements and graphical representations. As an instrument of data collection we have resorted, especially, to monitoring worksheets and to drawing, the second chapter supports the result analysis, and in the third chapter we present the final study reflection. The results of the investigation show that these children of the 2nd grade present representations, essentially, of a positive nature in what language and Portuguese language speakers are concerned, putting emphasis on Brazil and the Brazilians. VIpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectLusofoniapt
dc.subjectRepresentação socialpt
dc.subjectRepresentação cognitivapt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectEnsino básico 1º cicloterculturalpt
dc.subjectEducação interculturalpt
dc.subject.otherLíngua Portuguesapt
dc.subject.otherPaíses Lusófonospt
dc.subject.otherDiversidade Linguística e Culturapt
dc.subject.otherlEducação Interculturalpt
dc.subject.otherRepresentações Sociaispt
dc.subject.otherRepresentações sobre as Línguaspt
dc.subject.otherRepresentações Gráficaspt
dc.subject.otherPortuguese Languagept
dc.subject.otherLusophone Countriespt
dc.subject.otherLinguistic and Cultural Diversitypt
dc.subject.otherIntercultural Educationpt
dc.subject.otherSocial Representationspt
dc.subject.otherRepresentations about the Languagept
dc.subject.otherGraphical Representationspt
dc.titleRepresentações sobre a língua portuguesa em crianças do 1º CEBpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201593360-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório - Versão definitiva.pdf7.58 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.