Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Evaristo Vicente | pt |
dc.contributor.author | Pinho, Carla Regina Fernandes de Almeida | pt |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T16:37:58Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/16810 | - |
dc.description | Mestrado em Ciências da Educação | pt |
dc.description.abstract | Determinada a entrar num domínio novo com profunda correlação com a aprendizagem vista numa perspectiva holística, a autora deu um pequeno mergulho no mundo das Neurociências, na tentativa de perceber o papel do corpo como instrumento ao serviço do desenvolvimento e como instrumento de mediação entre o interior e o exterior da Pessoa, o funcionamento do cérebro e as implicações no normal desenvolvimento e o impacto da motricidade, dos estímulos sociais e das emoções no desenvolvimento racional e integral do Ser Humano. Para tal, a autora tenta reflectir sobre os “Três Cérebros”, destacando os cérebros motor, emocional e cognitivo como “máquinas” de uma Máquina, que interdependem entre si. Procura argumentar o poder do movimento neurocerebral e da acção no desenvolvimento global do Homem, enfatizando, particularmente, as teorias de Henri Wallon, Sigmund Freud e Jean Piaget. Sendo a exercitação física e neurocerebral uma poderosa técnica de relaxamento, de activação das funções cognitivas e de organização do esquema psicocorporal, a autora partiu para a implementação de três programas de Intervenção intitulados “Brain Gym”, Programação Neurolinguística e Mapas Mentais, a um universo de 10 crianças com Necessidades Educativas Especiais, situadas na faixa etária dos 7 e os 12 anos de idade, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Com o recurso a duas Escalas de Avaliação de Desenvolvimento, aplicadas em dois momentos distintos – antes da intervenção – Pré-Teste e após a intervenção – Pós-Teste - numa perspectiva de Activação do Desenvolvimento Holístico (Motor, Social, Emocional, e Cognitivo) do Ser Humano, faz a Análise Casuística e propõe algumas reflexões e sugestões inovadoras. | pt |
dc.description.abstract | Determined to enter in a new subject with deep correlation to knowledge, seen in a global perspective, the author gave a short dive into the Neurosciences world, in an attempt to understand the role of the body as an instrument of the development and as an instrument of mediation between the interior and the exterior of the Person, the working of the brain and the implications in the normal development and the impact of motricity, the social stimulus and the emotions in the rational and the whole development of the Human Being. To do so, the author tries to think about the “three brains”, mentioning the motor, emotional and cognitive brain as if they were “machines” of a machine, which depend on one another. She tries to argue a power of the neurocerebral movement and the action of the Man’s global development, emphasizing particularly, the theories of Henry Wallon, Sigmund Freud and Jean Piaget. Being the physical exercising a powerful and neurocerebral technique of relaxing, of activating the cognitive functions and of organizing a psychocorporal scheme, the author starts the implementation of three Intervening Programs called “Brain Gym”, Neurolinguistic Programming” and “Mental Maps”, to a universe of ten children with special educational needs, between the ages of seven to twelve years old, attending the Primary School. Using two Development Evaluation Scales, used in two distinct moments – before – pre-test and after – pos-test in a perspective of Activation of the holistic development (motor, social, emotional and cognitive) of the Human Being, makes the Casuistic Analysis and some reflections and new suggestions. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Ciências da educação | pt |
dc.subject | Psicomotricidade | pt |
dc.subject | Psicologia do comportamento | pt |
dc.subject | Necessidades das crianças | pt |
dc.subject | Necessidades educativas | pt |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | pt |
dc.subject.other | Neurociências | pt |
dc.subject.other | Cérebro motor | pt |
dc.subject.other | Motricidade | pt |
dc.subject.other | Cérebro emocional | pt |
dc.subject.other | Cérebro cognitivo | pt |
dc.subject.other | Psicomotricidade, aprendizagem holística | pt |
dc.subject.other | Aprendizagem holística | pt |
dc.subject.other | Desenvolvimento integral | pt |
dc.subject.other | Movimento | pt |
dc.subject.other | Percepção | pt |
dc.subject.other | Sentidos | pt |
dc.title | Psicomotricidade nos equilíbrios comportamentais e nas eficiências das aprendizagens | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.