Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Raquel Matias dapt
dc.contributor.advisorMiguéns, Cristina Isabel Assis de Moraispt
dc.contributor.authorCaçola, Ana Luísa Martinhopt
dc.date.accessioned2017-02-14T14:50:55Z-
dc.date.available2017-02-14T14:50:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16804-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractA crescente concorrência dos mercados tornou a questão da internacionalização um assunto de extrema importância para as empresas, fazendo com que as suas abordagens tradicionais fossem substituídas por abordagens mais dinâmicas e direcionadas para mercados com potencial crescimento. O presente estudo resultou de um estágio curricular realizado na Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), que teve como objetivo analisar os resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalização das empresas. Para a concretização do estudo elaborou-se um questionário às empresas que já tivessem participado em missões empresariais organizadas pela AIDA. O questionário teve como finalidade analisar o processo de internacionalização das empresas, bem como os objetivos de integrar uma missão empresarial e respetivo impacto sentido na empresa. Este estudo permitiu reconhecer que a participação em missões empresariais desempenha um importante papel, revelando ter um impacto positivo no processo de internacionalização das empresas, na medida em que proporciona oportunidades de negócio, tornando-as eventualmente mais competitivas.pt
dc.description.abstractThe increasing competition in the markets has made internationalization a matter of utmost importance for companies, causing their traditional approaches replaced by more dynamic approaches directed for growth potential in markets. This work was resulted from a curricular internship, held at Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), which aimed to analyze the results of participation on business missions in the internationalization process of affiliated companies. In order to develop this study, it was conducted a questionnaire to the companies that had already participated in business missions organized by AIDA. This questionnaire aimed to analyze the internationalization process, as well as the objectives of integrating a business mission and the impact felt in those companies. This study allowed to recognize that participation in business missions plays an im portant role, revealing to have a positive impact on the companies internationalization proce hat provides business opportunities to making hem possibly more competitive.en
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestãopt
dc.subjectInternacionalização de empresaspt
dc.subjectRelações comerciaispt
dc.subject.otherInternacionalizaçãopt
dc.subject.otherMissões Empresariaispt
dc.subject.otherAssociações Industriaispt
dc.subject.otherAssociações Empresariaispt
dc.subject.otherDiplomaciapt
dc.titleOs resultados da participação em missões empresariais no processo de internacionalizaçãopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201563550-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
relatório de estágio_final_ Ana_Caçola.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.