Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16793
Title: O perfil do consumidor de leite
Author: Morais, Adriana Freire
Advisor: Vale, Vera Teixeira
Amaral, Irina Adriana Saur
Keywords: Gestão
Leite - Consumo
Soja - Bebidas
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Como forma de aumentar as quotas de mercado no setor do leite pela empresa em colaboração com este projeto, foi aceite a primordialidade de se traçar o perfil do consumidor de leite como forma de atingir o objetivo principal. Cada vez mais as empresas procuram a obtenção do lucro e o aumento das suas quotas de mercado, assim sendo, como meio para o alcançar, as atividades de marketing são essenciais na resposta dos consumidores e as empresas precisam de perfilhar estratégias que cativem os consumidores. Por isso, a relevância do estudo do perfil do consumidor antes da definição das estratégias a adotar. O estudo efetuado determinou o perfil dos consumidores de leite, assim como foi possível determinar o perfil dos consumidores de soja e o perfil dos inquiridos que não consomem soja, assim como a comparação entre estes perfis. Também foi possível definir as motivações que envolvem a escolha alimentar dos inquiridos. Para isso, foram abordados temas na revisão da literatura como a psicologia do consumidor, a soja, o leite, as bebidas de soja, as motivações, os fatores demográficos, a resposta do consumidor e a segmentação. Como forma de obtenção de dados recorreu-se ao inquérito por questionário, e por forma a obter resultados foram feitas a análise univariada, a análise de confiabilidade com o alpha de cronbach e a análise fatorial. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos são jovens, licenciados, empregados, com rendimentos inferiores a 599 euros, sem nenhuma intolerância alimentar e que não consome soja. A maioria dos inquiridos também declara que consome leite, que prefere os alimentos tradicionais, que os façam sentir bem e que o cheiro e sabor seja bom, contudo gostam de experimentar alimentos novos. As informações nutricionais, a origem do produto, as questões ambientais e a segurança alimentar são importantes para as escolhas alimentares.
In order to increase market shares in the dairy sector by the company in collaboration with this project, has been accepted the demand to plot the milk consumer profile as a way to achieve the main goal. Increasingly companies seek to obtain profit and increment its market share, therefore, as a way to achieve it, the marketing activities are essential in the response of consumers and businesses needs to affiliate strategies that captivate consumers. Thus the relevance of consumer profile study before developing strategies to adopt. The conducted study determined the profile of milk consumers, as it was possible to determine the profile of soy consumers and the profile of respondents who do not consume soy, as well as the comparison of these profiles. It was also possible to define the motivations that involve food choice of respondents. For this, topics were discussed in the literature review as consumer psychology, soy, milk, soy beverages, motivations, demographics, consumer response and segmentation. In order to obtain the data we used the questionnaire survey, and in order to get results has been done the univariate analysis, reliability analysis with Cronbach's alpha and factor analysis. It was concluded that most are young, licensed, employee, earning less than 599 euros, without any food intolerance and that does not consume soy. Most respondents declares that consume milk, preferring the traditional foods that make them feel good and that the smell and taste is good, although like to try new foods. Nutritional information, product origin, environmental issues and food security are important for the food choices
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/16793
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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