Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16719
Title: Como dinamizar a inovação nas empresas: estruturas e modelos de gestão
Author: Janeiro, José Paulo de Almeida Soares
Advisor: Gouveia, Joaquim José Borges
Keywords: Gestão de empresas
Inovação industrial
Inovação tecnológica
Desenvolvimento industrial
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta dissertação foca o problema da dinamização e sustentação do processo de inovação nas empresas, para o que procura encontrar resposta à seguinte questão: «Como dinamizar a inovação nas empresas, criando e sustentando uma dinâmica inovadora nas empresas em paralelo com as suas actividades quotidianas?». Para perceber como dinamizar a inovação é feito um levantamento do estado da arte no que respeita aos antecedentes e os factores inibidores e potenciadores do processo de inovação, tendo em consideração os diferentes tipos que este pode tomar. É adoptado um ponto de vista agregado, macro, sem contudo entrar no nível micro de cada actividade ou tarefa que contribui para o processo de inovação. São apresentados os vários conceitos teóricos e faz-se um enquadramento das interligações que existem entre os vários tipos de inovação. Da análise efectuada, quer às barreiras quer aos factores potenciadores conclui-se ser possível fazer a distinção entre factores estruturais e conjunturais, os primeiros de carácter base e permanente e os segundos dependendo do processo em questão. Outro factor que é tido em consideração é a dinâmica do processo de inovação, pois à medida que este evolui ao longo do tempo, assim vão variando os factores conjunturais associados ao sucesso do mesmo. Faz-se ainda uma referência teórica ao contexto específico das empresas de serviços, tendo como objectivo servir de quadro orientador para a análise do processo de inovação da empresa “Novabase”. Esta empresa de serviços aparece como um case study, para o que se salientam a sua história, o seu modelo de negócio e o seu processo de inovação, de modo a fazer uma comparação entre a realidade dessa empresa e o quadro de conclusões que resultaram do levantamento teórico anterior. Por fim, tecem-se alguns comentários sobre a validade das hipóteses iniciais e tiram-se conclusões gerais do modelo teórico, sendo apresentadas ainda algumas pistas de trabalho futuro nesta área.
This work is about enabling innovation and maintaining the process on-going, in companies, and aims to answer the following question: «How to enable innovation in companies, starting and sustaining that dynamic state in parallel with their routines and daily activities?» To understand how to do it, it is done an assessment of the state of the art in this field, namely, about the antecedents of innovation and about the enabling and blocking factors of the innovation process, keeping in mind the different forms that it can take. It is adopted an aggregated (macro) point of view, without entering in a micro level of analysis of every activity or task that contributes to the innovation process. Several theoretical considerations are made without disregard the interfaces and interdependences between different types of innovation are listed. From the analysis that is done to the blocking factors and to enabling factors, it is drawn a conclusion about two different types of factors: structural and environmental ones. The former are permanent and lie in the root of the organizations and the latter are innovation type related and dependent of the innovation type that is pursued. The dynamic of the innovation process itself is presented as a example of the changing influence over time of the enabling factors in the process. Another theoretical revision is done, this time to the specific environment of innovation process in service companies, with the aim of guiding the analysis that, latter, is done to the reality of a company called “Novabase”. This company provides, mostly, services of IT implementation and appears as a case study. His history, business model an innovation process is presented in a way that allows a comparison between that company reality and the theoretical framework presented earlier. At the end are made a few comments about the validity of the hypotesis placed earlier and some conclusions about the theoretical model are taken, being made some remarks about future work in this area.
Description: Mestrado em Gestão da Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/16719
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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