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Title: Percepções dos orientadores de escola sobre a supervisão e a prática supervisiva
Author: Branquinho, Maria Elisa Gomes
Advisor: Costa, Nilza
Keywords: Supervisão de professores
Formação de professores
Orientadores pedagógicos
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação analisa e descreve as percepções dos orientadores de escola sobre a supervisão, a prática supervisiva e o papel do orientador como supervisor. Procurámos conhecer as concepções/motivações e interesses dos orientadores em relação à supervisão e ao desempenho do cargo de orientador, nomeadamente o lugar onde procuram formação em supervisão, os pressupostos em que assenta a formação de professores e o papel que, na perspectiva dos orientadores, deve ser assumido pelo estagiário na escola. Quisemos também indagar acerca das representações sobre a funcionalidade do actual modelo de estágio integrado, assim como das dificuldades e sugestões dos orientadores inerentes ao seu funcionamento. Contextualizámos o tema, reflectindo acerca da formação de professores, da supervisão e do papel do supervisor, acompanhando a evolução dos paradigmas de formação, que condicionam a concepção e a prática da formação inicial de professores, a supervisão, a prática supervisiva e o papel do supervisor e do professor estagiário no processo de formação. Face ao problema em estudo, adoptou-se uma abordagem do tipo quantitativo, com recurso a um questionário dirigido aos orientadores de escola dos núcleos de estágio de línguas da Região Centro. Na análise dos dados, recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados da nossa investigação permitem-nos concluir que, pelo menos ao nível das concepções e representações, os orientadores de escola demonstram possuir uma perspectiva reflexiva da supervisão e da prática supervisiva, embora revelem também algumas oscilações entre o modelo reflexivo e o modelo prescritivo e tradicional. Sugerimos, pois, para além de emergir a necessidade de promover a formação específica dos orientadores de escola, conhecer a perspectiva de outros intervenientes no processo de formação e o alargamento do estudo às práticas supervisivas, nomeadamente ao nível das estratégias de supervisão, de forma a ampliar o conhecimento nesta matéria e a potenciar a qualidade formativa e a abordagem reflexiva das práticas de formação de professores. No entanto, impõe-se também uma visão mais completa sobre o processo de formação inicial no momento em que se discute, no quadro da Declaração de Bolonha, o futuro do Ensino Superior.
This research project analyses and describes the perceptions of school’s supervisors on supervision, supervision practice and the role of supervisor. We are interested in acknowledging the motivations and interests of school’s supervisors in what concerns supervision and the role of school’s supervisor, namely where they wish to get more education as supervisors, the assumptions in which the teacher’s training is based on, and the role that, according to the school’s supervisors, should be undertaken by the trainee at school. Another goal is to know better how the teacher training programme works as well as the difficulties and the suggestions proposed by school’s supervisors. We have reflected on initial teacher education, supervision and the role of supervisor, always having in mind the evolution of education paradigms that may damage the conception and the practice of initial teacher education, the supervision, the supervision practice and the supervisor’s and the trainee’s role in the training process. We have adopted a quantitative approach, using a questionnaire addressed to school’s supervisors from language teacher training programmes, working at “Região Centro” of Portugal. We have analysed data using descriptive statistics and content analysis. We have come to the conclusion, from the results of our research, that, at least, at the levels of conception and representation, the school’s supervisors possess a reflexive perspective of the supervision and of the supervision practice, although they also show some variations between the reflexive model and the authoritative and traditional model. Therefore, we suggest not only the promotion of specific education of school’s supervisor, but also to know other participants’ perspective on the training process, the study of supervision practices, namely, at level of supervision strategies in order to increase the supervision knowledge and improve the formative quality and the reflexive approach of teachers’ training practices. However, it is also rather important to have a fuller view of undergraduate training process at the time when the future of Higher Education is being debated within the context of Bologne Declaration.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/16692
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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