Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16648
Title: A educação para o desenvolvimento sustentável nos ensinos básico e superior
Author: Torres, Ricardo Filipe da Silva
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Didática das ciências
Ensino das ciências
Ensino básico 2º ciclo
Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Desenvolvimento dos currículos
Estratégias da aprendizagem
Unidades de ensino
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O planeta Terra enfrenta, atualmente, uma situação de autêntica emergência planetária. Sabe-se que o crescimento demográfico é uma das suas principais causas e a qual acaba por agravar, de forma séria, muitas outros problemas do planeta Terra como por exemplo, a perda de diversidade biológica e cultural, a exploração abusiva dos recursos, o fenómeno do aquecimento global e os conflitos destrutivos provocados pelo Homem. Decorrente destes, nunca hoje o impacto da espécie humana foi tão elevado, dado que chega ao ponto de interferir com os sistemas globais da Terra (por exemplo, através das elevadas emissões de gases que provocam o efeito de estufa), alterando ecossistemas a uma velocidade nunca antes vista na história do Homem. É neste contexto, e reconhecendo que a educação é uma ferramenta essencial para a promoção de competências de vida sustentáveis, que surge o conceito de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” – EDS. Este ganhou destaque internacional através da proclamação, por parte da UNESCO, da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e, num processo dinâmico, interativo e participativo, visa a formação integral das pessoas, com vista à compreensão e consciencialização dos problemas e desigualdades que a sociedade atual enfrenta. Face à crise atual do planeta Terra e à importância da EDS para alterar paradigmas de vida insustentáveis, a presente investigação procurou averiguar se esta abordagem está a ser contemplada quer no 2.º Ciclo do Ensino Básico – procurando referências explícitas nas Metas Curriculares –, quer no Ensino Superior – centrada numa Universidade Pública Portuguesa (Universidade de Aveiro) – e procurando referências explícitas na descrição online das unidades curriculares dessa instituição. O percurso da investigação, de natureza qualitativa, foi dividido em três fases e teve um design de estudo de caso de caráter exploratório, múltiplo e coletivo, dado que se analisam duas realidades (ensinos básico e superior) sobre as quais se conhece pouco (o que não invalida que se possam prever resultados semelhantes). Na fase um filtraram-se, com suporte técnico e com recurso ao instrumento de análise previamente concebido e validado (lista de expressões-chave que remetem para a EDS), as unidades curriculares da referida universidade que possuíam referências explícitas e analisaram-se as suas descrições, a partir do seu website. De seguida, na fase dois, descreveu-se em que componentes se verifica a presença da EDS. Por fim, na fase três, concebeu-se uma proposta de Metas Curriculares de Ciências Naturais para o 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º ano), orientadas sob o ponto de vista da EDS. A título de exemplo, elucida-se que a pesquisa referida na fase um obteve apenas 15 correspondências e, das 87 unidades curriculares analisadas, dos mestrados profissionalizantes para a docência, apenas nove possuem referências explícitas às expressões-chave do instrumento de análise utilizado. Resultante da análise e discussão dos dados obtidos, o presente trabalho evidencia que as referências explícitas a EDS são ainda escassas e expõe uma proposta de Metas Curriculares para o 2º CEB em que esta abordagem educacional aparece de forma mais evidente. Uma implicação deste estudo tem a ver com a necessidade de formação de Professores, quer do Ensino Superior, quer do Ensino Básico, no que se refere à EDS.
Our planet Earth faces, nowadays, a real planetary emergency situation. It is known that demographic growth is one of the main responsible causes for this situation and which ends up worsen, severely, many other Earth’s problems like, for instance, loss of biological and cultural biodiversity, abuse of natural resources, global warming and the destructive conflicts caused by the human being. Due to this factor, the impact of the human species has never been greater than it currently is, since it actually interferes with the global systems of Earth (for example, with the high emissions of greenhouse gases to the atmosphere), changing ecosystems at a never seen before in the Human history speed). It’s in this context, and accrediting that education is an essential tool to promote sustainable life competences, that the concept of “Education for Sustainable Development” – ESD – emerges. It has gained international prominence with the Decade of Education for Sustainable Development promulgation by UNESCO. It’s an approach that aims to the comprehensive training of people for the understanding and awareness of the problems and inequalities that the current society faces, using a dynamic, interactive and participatory process. Given the actual planet crisis and the ESD importance to change the current unbearable paradigms of life, the present investigation tried to ascertain if this approach is being contemplated either in the 2nd cycle of basic education – searching for explicit references in the curricular goals –, either in the higher education – using a Portuguese Public University (Aveiro’s University) as a sample and looking for explicit references in the institution’s courses online description. The research route of this qualitative investigation was split in three phases and had the principles of a case study with exploratory, multiple and collective features, since two realities (Basic and Higher Education), on which little is known – what doesn’t disable the hypothesis that the results will be similar – were analysed. In phase one, the courses were filtrated, using technical support and a previously designed and validated analytical tool (consisting in a list of key expressions that refer to ESD), and theirs online description was analysed. In addition to these, all the professional master for teaching courses and the curricular goals of natural sciences for the 2nd cycle of basic education goals were also scrutinized. Then, in phase two, it was described in which component, of the courses and curricular goals, were the explicit references to ESD. Finally, at phase three, a curricular goals of natural sciences for the 2nd cycle of basic education (5th grade) proposal, oriented from the ESD point of view, was conceived. It’s important to emphasize that phase one’s filtering had only 15 matches and, from the 87 analysed courses, only nine had explicit references to the analytical tool’s key expressions. From the data analysis and discussion, it’s plausible to say that this investigation highlights that the clear allusions to ESD are yet scarce. The document also exposes and suggests a curricular goals proposal in which the approach in case appears more clearly. An implication of this investigation is related with the necessity of teachers training, whether in Higher or in Basic Education, as regards to ESD.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16648
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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