Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16525
Title: A construção do imaginário paradisíaco através do turismo: o caso do Brasil
Author: Ribeiro, Leonor Andreia da Silva
Advisor: Breda, Zélia Maria de Jesus
Moesch, Marutschka
Keywords: Gestão e planeamento em turismo
Destinos turísticos - Brasil
Exotismo
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Destino turístico por excelência, o Brasil tem procurado reinventar a sua imagem no exterior e gradualmente promover a superação de estereótipos. Ao identificar o turismo como instrumento capaz de promover o desenvolvimento socioeconómico do país, o Brasil tem empenhado esforços para diversificar a sua imagem e estabelecer-se não apenas como destino turístico paradisíaco. O presente estudo pretende analisar elementos da formação histórica da imagem do Brasil no exterior e melhor compreender de que forma políticas de Estado – em particular aquelas levadas a cabo durante o chamado Estado Novo (1937-1945) – contribuíram para perpetuar, até os dias de hoje, imaginário que associa o país a destino turístico exótico. Para tal, recorrendo a uma estratégia metodológica de quadro de referência dialético e estudo de caso como método, com uma abordagem qualitativa de nível exploratório, são analisadas imagens propagandísticas veiculadas durante esse período que permitem avançar, à laia de conclusão, que os elementos simbólicos constituintes do Brasil no seu descobrimento são resgatados durante o período em causa. O Estado Novo utiliza o turismo como ferramenta de modelação social e, através das imagens turísticas autorizadas pela ditadura, promove-se um Brasil paradisíaco, exótico e de liberdades edénicas.
As a quintessential tourist destination, Brazil has been trying to reinvent its image abroad and gradually overcome stereotypes. While identifying tourism as a tool to promote social and economic development, the country has struggled to establish itself not just as an exotic tourist destination. This study aims at analyzing elements of the historical formation of Brazil’s image abroad and promoting better understanding of how public policy – in particular the one implemented during the so-called “Estado Novo” (1937- 1945) – contributed to enduringly associate the country with the image of a far out and alluring tourist destination. The current work applies a dialectical materialist methodological approach and the case study as a method to an exploratory qualitative research. By applying the aforementioned methodology, it aims to study the tourism advertising campaign promoted by the Government of Brazil during the so-called “Estado Novo”, in particular its deliberate effort to make use of symbolic elements from the time of European discoveries of the XV and XVI centuries. During the “Estado Novo”, tourism was mainly used by the Government to promote the image of an exotic and heavenly Brazil.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/16525
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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