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http://hdl.handle.net/10773/16525
Title: | A construção do imaginário paradisíaco através do turismo: o caso do Brasil |
Author: | Ribeiro, Leonor Andreia da Silva |
Advisor: | Breda, Zélia Maria de Jesus Moesch, Marutschka |
Keywords: | Gestão e planeamento em turismo Destinos turísticos - Brasil Exotismo |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Destino turístico por excelência, o Brasil tem procurado reinventar
a sua imagem no exterior e gradualmente promover a superação
de estereótipos. Ao identificar o turismo como instrumento capaz
de promover o desenvolvimento socioeconómico do país, o Brasil
tem empenhado esforços para diversificar a sua imagem e
estabelecer-se não apenas como destino turístico paradisíaco. O
presente estudo pretende analisar elementos da formação
histórica da imagem do Brasil no exterior e melhor compreender
de que forma políticas de Estado – em particular aquelas levadas
a cabo durante o chamado Estado Novo (1937-1945) –
contribuíram para perpetuar, até os dias de hoje, imaginário que
associa o país a destino turístico exótico.
Para tal, recorrendo a uma estratégia metodológica de quadro de
referência dialético e estudo de caso como método, com uma
abordagem qualitativa de nível exploratório, são analisadas
imagens propagandísticas veiculadas durante esse período que
permitem avançar, à laia de conclusão, que os elementos
simbólicos constituintes do Brasil no seu descobrimento são
resgatados durante o período em causa.
O Estado Novo utiliza o turismo como ferramenta de modelação
social e, através das imagens turísticas autorizadas pela ditadura,
promove-se um Brasil paradisíaco, exótico e de liberdades
edénicas. As a quintessential tourist destination, Brazil has been trying to reinvent its image abroad and gradually overcome stereotypes. While identifying tourism as a tool to promote social and economic development, the country has struggled to establish itself not just as an exotic tourist destination. This study aims at analyzing elements of the historical formation of Brazil’s image abroad and promoting better understanding of how public policy – in particular the one implemented during the so-called “Estado Novo” (1937- 1945) – contributed to enduringly associate the country with the image of a far out and alluring tourist destination. The current work applies a dialectical materialist methodological approach and the case study as a method to an exploratory qualitative research. By applying the aforementioned methodology, it aims to study the tourism advertising campaign promoted by the Government of Brazil during the so-called “Estado Novo”, in particular its deliberate effort to make use of symbolic elements from the time of European discoveries of the XV and XVI centuries. During the “Estado Novo”, tourism was mainly used by the Government to promote the image of an exotic and heavenly Brazil. |
Description: | Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16525 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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