Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16405
Title: Compreendendo e apoiando o processo de transição para o 1º CEB
Author: Couto, Daniela Castro
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Passagem de classe (ensino)
Comportamento dos alunos
Integração escolar
Desenvolvimento dos currículos
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Neste relatório de estágio apresentamos um estudo realizado no âmbito da componente de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio), que decorreu em articulação com o Seminário de Investigação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo procurou compreender como se trabalha no jardim de infância o processo de transição para o 1.º CEB. Para além de um trabalho de pesquisa e fundamentação teórica, tornou-se clara a importância de conhecer a prática e opinião da educadora e dos encarregados de educação das crianças que transitariam no ano seguinte para o 1.º CEB, e, realizar um conjunto de atividades junto das crianças do jardim de infância que trabalhassem a temática da entrada na escola; já no contexto do 1.º CEB, foi importante acompanhar e perceber como foi vivida pelas crianças a transição, bem como conhecer as práticas e opinião da professora e dos encarregados de educação sobre o processo de entrada no 1.º CEB. Após análise dos dados, podemos concluir que os profissionais de educação de ambos os níveis educativos, com quem trabalhámos, não parecem valorizar a articulação e continuidade entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB, e, por conseguinte, estas dimensões não adquirem uma relevância significativa nas suas práticas pedagógicas. Além disso, percebemos que os encarregados de educação adotaram uma atitude atenta e de apoio às suas crianças, nesta transição entre os dois níveis educativos. Concluímos também que as crianças, na sua maioria, experienciaram uma transição e adaptação bem-sucedida, ainda que em relação a algumas crianças as práticas escolares necessitem de ser mais flexíveis e atentas às características individuais das crianças.
In this study we present a study carried out during the Supervised Teaching Practice component of the held in conjunction with the Educational Research Seminar Master in early childhood education and primary education. This study has sought to understand the relationship between early childhood and elementary schools using the theory and an in-service training simultaneously. The observation of early childhood teachers as well as of primary school teachers highlights the importance of getting to know how the first work and the need to plan and apply a set of activities with ECE children. The follow-up process the primary school reveals the way through which children undergo their transition. At the same time, it enabled a better understanding of teachers’ practice and believes about this transition process. After analyzing the data, we can conclude that professionals from both educational levels of education, with whom we worked, do not seem to value the relationship and continuity between early childhood education and the 1st CEB, and therefore these dimensions do not acquire a significant importance in their teaching practices. Also, we realized that the parents have adopted a careful attitude and support their children in this transition between the two educational levels. We also conclude that children mostly experienced a successful transition and adaptation, although school practices need to be more flexible and aware of individual characteristics of children.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/16405
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.