Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16403
Title: | Ciidadania e educação intercultural: um estudo nos primeiros anos de escolaridade |
Author: | Sousa, Mónica Cristina Borges e |
Advisor: | Andrade, Isabel |
Keywords: | Educação para a cidadania Educação intercultural Diversidade linguística Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento dos currículos Globalização |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Uma vez que a educação intercultural está intimamente ligada a uma
educação para a cidadania, faz todo o sentido trabalhá-las em conjunto. Com a
globalização que vamos enfrentando é fundamental que a escola eduque de
forma a desenvolver a competência intercultural dos alunos e para que estes
se tornem futuros cidadãos mais justos e atentos ao outro. Com o intuito de
estudar essa problemática desenvolvemos e pusemos em prática um projeto
de intervenção, intitulado Diferentes, diferentes, mas todos participantes e
posto em prática numa turma de 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Com este projeto pretendemos dar resposta à seguinte questão de
investigação: como podemos educar para a cidadania através da educação
intercultural no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para tal pretendemos atingir os
seguintes objetivos de investigação: compreender como promover a inclusão
da etnia cigana através da educação intercultural e da educação para a
cidadania; desenvolver competências profissionais utilizando a educação
intercultural e a educação para a cidadania; perceber como podemos mudar a
escola através da educação intercultural e da educação para a cidadania.
Assim sendo, o presente trabalho é um estudo do tipo investigação-ação, com
recolha de dados através da videogravação e essencialmente através da
observação participante. Com este trabalho pudemos chegar à conclusão, com
a análise dos dados, que os alunos construíram novos conhecimentos no que
diz respeito à existência da diferença, bem como desenvolveram as atitudes
de respeito e tolerância para com o Outro, ao mesmo tempo que foram
valorizando a sua própria cultura. Since intercultural education is closely connected to an education for citizenship, it makes much sense to work these concepts together. With the process of globalization, it is critical that schools may educate with the aim of developing intercultural competence of the students and also in a way they become fairer future citizens and attentive to their peers. In order to address this topic we developed an intervention project entitled "different , different , but all participants", which was applied to a class of both the 3rd and 4th year, from the 1st level of primary education. With this project we intend to respond to the following research question: how can we educate for the citizenship through intercultural education in the 1st level of primary education. To clarify this question, we intend to achieve the following research objectives: to understand how to promote the inclusion of individuals from the Roma communities through intercultural education and education for citizenship; to develop professional skills using intercultural education and education for citizenship; to understand how one may improve the school through intercultural education and education for citizenship. Therefore, the present work is a study of the type investigation-action, with data collection through video recording and primarily through participant observation. After this work and after the data analysis, we could come to the conclusion that the students built new knowledge regarding the existence of differences and developed attitudes of respect and tolerance towards their peers, while also developing appreciation for their own culture. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16403 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.