Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/16373
Title: | Texto dramático e interação leitura-escrita : um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Author: | Lopes, Susana Borralho |
Advisor: | Sá, Cristina |
Keywords: | Ensino da língua materna Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das competências Compreensão da leitura Textos literários |
Defense Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo pretende desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a estrutura do texto dramático e a escrita e leitura expressiva de textos desta natureza em crianças a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, que fazia interagir atividades desta natureza, contemplando ainda a identificação da estrutura do texto dramático.
Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos, a partir das atividades em que estes participaram.
A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que tinham aperfeiçoado o seu conhecimento sobre o texto dramático e desenvolvido competências relacionadas com a sua produção escrita e leitura expressiva, mas que subsistiam dificuldades. This study aimed to develop knowledge concerning the dramatic text and competences related to reading aloud and written expression in children attending Primary Education. Therefore, we conceived and applied a didactic intervention focused on the interaction between reading aloud and writing dramatic texts, which structure was analyzed. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that the pupils had consolidated their knowledge on dramatic text and developed competences on reading aloud and writing dramatic texts, although some problems had not been solved. Cette étude avait pour but de développer des connaissances concernant le texte dramatique et des compétences en lecture à haute voix et composition de ce type/genre de textes chez des enfants en CM1. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique centrée sur l’analyse de la structure du texte dramatique et l’interaction de la lecture à haute voix et de la production de ce type/genre de textes On a recueilli des données concernant leur performance, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leur connaissance concernant la structure du texte dramatique et des compétences en lecture à haute voix et composition de ce type/genre de textes, mais que quelques-uns problèmes identifiés étaient loin d’être réglés. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16373 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.