Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16359
Title: Impacto do software smartmusic na consolidação de competências performativas em percussão
Author: Silva, Bruno André Figueira
Advisor: Ribeiro, Jorge Manuel de Mansilha Castro
Keywords: Ensino de música
Percussão - Ensino
Aprendizagem
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A aprendizagem de um instrumento musical envolve processos cognitivos elaborados, diversas competências musicais e outros aspetos de grande complexidade. Tendo em conta o tempo cada vez mais reduzido das aulas de instrumento e a complexidade apresentada na aprendizagem do mesmo, a eficácia no processo revela-se fundamental para o sucesso dos alunos. Desta forma, e com o objetivo de melhorar a performance dos alunos, o presente trabalho incide na monitorização do estudo do aluno através do programa SmartMusic e procura perceber qual o impacto do mesmo na consolidação de competências performativas dos alunos de percussão. Trata-se de um estudo comparativo do estudo individual dos alunos com e sem o apoio do programa SmartMusic. A avaliação é realizada por mim e, numa segunda fase, por um júri, baseada em critérios fundamentais e estipulados pelas escolas de ensino artístico para os alunos do 1º grau. Os resultados apresentam que a utilização do programa SmartMusic pode constituir uma ferramenta eficaz no estudo dos alunos e, por isso, contribuir para uma consolidação de competências e alcance dos objetivos programáticos.
Learning a musical instrument involves elaborate cognitive processes, diverse musical skills and other aspects of great complexity. Given the increasingly lack of time in instrument classes and complexity presented on learning it, the efficiency of the process is fundamental to the success of students. Thus, and in order to improve the performance of students, this work focuses on monitoring student’s study through the SmartMusic and seeks to understand what the impact of that program on consolidating the performing skills of percussion students. It is a comparative study of individual study of students with and without the support of SmartMusic program. The evaluation is performed by me and in the second phase, by a jury, based on fundamental criteria stipulated by art schools for students of 1st grade. The results show that the use of SmartMusic program can be an effective tool for studying and, therefore, contribute to the consolidation of skills and scope of program goals.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/16359
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.