Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16326
Title: Implicações da imagem dos destinos no comportamento dos visitantes: o caso de Ponte de Lima
Author: Pais, Ana Maria Sousa Lopes
Advisor: Costa, Rui Augusto da
Vale, Vera Teixeira
Keywords: Gestão e planeamento em turismo
Destinos turísticos - Ponte de Lima (Portugal)
Promoção turística
Marketing
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os destinos turísticos apresentam-se como uma componente fundamental do sistema turístico e englobam diversos stakeholders, tornando necessário uma gestão e um planeamento adequados da atividade turística. Além disso, considerando a competitividade existente no mercado turístico é importante implementar estratégias de marketing eficazes que sejam capazes de tornar o destino atrativo para o consumidor. No âmbito do marketing de destinos turísticos, a imagem constitui um tópico bastante investigado pelo facto de influenciar o comportamento do consumidor antes (processo de tomada de decisão), durante (satisfação) e depois (intenções de revisita e de recomendação) da experiência turística no destino. A presente dissertação tem como principais objetivos entender as implicações que a imagem dos destinos tem no comportamento do consumidor e analisar a imagem acerca de Ponte de Lima. Neste contexto, com base na revisão da literatura, elaborou-se um modelo concetual que pretende contribuir para uma melhor compreensão acerca da temática e que permitiu definir as hipóteses desta investigação. No estudo empírico foi aplicado um inquérito por questionário aos visitantes, com o objetivo de analisar-se a imagem de Ponte de Lima. Os resultados obtidos sugerem uma imagem global positiva acerca deste destino turístico, verificando-se avaliações favoráveis acerca da satisfação global e das intenções futuras de revisita e de recomendação.
Tourism destinations are presented as an important component of tourism system and involve various stakeholders, leading to the necessity of planning and manage tourism activity. Moreover, considering competitiveness in the tourism market it is important to implement effective marketing strategies that can be able to make a destination attractive to consumer. In the context of destination marketing, the image is a considerably investigated topic since it influences consumer behaviour before (decision-making process), during (satisfaction) and after (revisiting and recommending intentions) of the tourist experience in destination. This dissertation has as main objectives to understand the implications that image has on consumer behaviour and to analyse the perceived image about Ponte de Lima. In this context, based on the literature review, it was elaborated a conceptual model that intends to contribute to a better understanding of the subject and that allowed to define the hypotheses of this research. In the empirical study it was applied a questionnaire to visitors, in order to analyse Ponte de Lima image. The results suggest a positive overall image about this destination, verifying favourable evaluations about satisfaction and future intentions (to revisit and to recommend) of visitors.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/16326
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado



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