Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16251
Title: Educação em neurofisiologia da dor e exercício em adolescentes com dor cervical: conhecimento e aceitabilidade do programa
Author: Neto, Maritza Flor Domingues
Advisor: Silva, Anabela Gonçalves
Keywords: Fisioterapia
Pescoço - Dor
Exercício físico - Adolescentes
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Enquadramento: A educação em neurofisiologia da dor (END) tem como finalidade aumentar o conhecimento dos mecanismos biológicos que estão subjacentes à dor do indivíduo, diminui a catastrofização, o medo e a ansiedade associados à dor. O questionário de neurofisiologia da dor - versão utente (QND) é o instrumento mais utilizado para avaliar e monitorizar o conhecimento individual da dor. Este estudo pretende determinar a fiabilidade e validade do QND para o Português Europeu e, avaliar a aceitabilidade e satisfação de adolescentes, relativamente à implementação de um programa de educação em neurofisiologia da dor e exercício. Métodos: O QND foi aplicado a 43 adolescentes com dor cervical, no contexto de um estudo randomizado controlado. Foram testadas a consistência interna, a fiabilidade teste-reteste e a validade discriminante. A investigação qualitativa utilizou entrevistas em grupo (n=4) para avaliar a aceitabilidade e satisfação dos adolescentes (n=21) que tinham sido submetidos à END e exercício, com recurso a análise de conteúdo. Resultados: A versão utente do QND mostrou ter uma consistência interna aceitável (α Chronbach=0.90), fiabilidade teste-reteste moderada (CCI= 0.67 e EPM=1.49) e validade discriminante (p <0.001). Os adolescentes reconhecem a importância do conhecimento adquirido na reconceptualização da dor e na mudança de comportamentos e emoções. Revelam boa aceitabilidade do programa, considerando que está bem estruturado e ajustado às suas necessidades. Conclusões: A versão portuguesa do QND parece ser um instrumento válido e fiável na avaliação de adolescentes com dor cervical idiopática crónica. Um programa de END demonstrou relevância e aceitabilidade em adolescentes com dor cervical.
Background: Pain neurophysiology education (PNE) aims to raise awareness of the biological mechanisms that underpin the individual's pain, and decreases catastrophizing, fear and anxiety associated with pain. The neurophysiology pain questionnaire - patient version (NPQ) is the most widely used instrument to assess and monitor individual knowledge of pain. This study aims to determine the reliability and validity of the NPQ for European Portuguese language and assess the acceptability and satisfaction of adolescents regarding the implementation of an education program in neurophysiology of pain and exercise. Methods: The NPQ was applied to 43 adolescents with neck pain, in the context of a randomized controlled trial. Its internal consistency, test-retest reliability and discriminant validity, were assessed. The qualitative research used group interviews (n = 4) to assess the acceptability and satisfaction of adolescents (n = 21) who had undergone PNE and exercise, using content analysis. Results: The patient version of the NPQ showed acceptable internal consistency (α Chronbach = 0.90), moderate test-retest reliability (ICC = 0.67 and SEM = 1.49) and discriminant validity (p <0.001). Adolescents recognized the importance of the acquired knowledge on pain reconceptualization and change of behavior and emotions towards pain. They showed good acceptance of the program, which was considered to be well structured and relevant to their needs. Conclusions: The Portuguese version of NPQ seems to be a valid and reliable tool in the evaluation of adolescents with chronic idiopathic neck pain. A PNE program proved to be easily accepted by adolescents and feasible.
Description: Mestrado em Fisioterapia
URI: http://hdl.handle.net/10773/16251
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.