Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16224
Title: A negação nos provérbios: uma abordagem na aula de português
Author: Oliveira, Ana Margarida Crespo Godinho de
Advisor: Moreno, António Barreira
Keywords: Línguas, literaturas e culturas
Provérbios
Ensino da língua portuguesa
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com a presente dissertação pretendemos demonstrar que a abordagem da negação, enquanto processo linguístico, deverá contemplar a amplitude das suas realizações sintáticas, morfológicas, lexicais e enunciativas. Pela sua preponderância na interação discursiva, consideramos fundamental sistematizar os mecanismos através dos quais este sistema se realiza na norma do português europeu e demonstrar a sua ocorrência num corpus amplo, autêntico e facilmente reconhecido pela maioria dos falantes do português. Entendendo os provérbios portugueses como documentos de elevado interesse cultural e linguístico, examinamos os diversos processos que, num conjunto selecionado de textos, permitem marcar os valores negativos. Neste estudo, é possível observar que as construções que compõem os textos proverbiais portugueses possuem um enorme potencial enunciativo que se manifesta, sobretudo, ao nível da interpretação, da inferência e da argumentação. Seguidamente, com o intuito de ajudar a promover as competências comunicativas dos alunos, perspetivamos uma abordagem destas temáticas ao longo da escolaridade obrigatória, assente nas orientações que emanam do Programa e das Metas Curriculares de Português, atualmente, em vigor. Os exercícios propostos e aplicados são meramente ilustrativos, todavia as conclusões decorrentes podem ser um indicador válido para futuras atuações.
The present dissertation aims to demonstrate that the negation approach, as a language process, should contemplate the amplitude of its syntactic, morphological and lexical procedures and enunciation achievements. Due to its preponderance in the speech interaction, we consider essential to systematize the mechanisms by which this system is based on the norm of European Portuguese and analyse how it’s used in a large and authentic corpus that will be easily recognised by most of the portuguese speakers. Knowing that portuguese proverbs are documents of great cultural and language interest, we studied several processes which allow us to select the negative values in a selected group of texts. In this study, it is possible to observe that the constructions forming the portuguese proverb texts have a great expressive potential which can mainly be seen in interpretation, inference and argumentation processes. With the aim of helping to promote communication skills by young students, we then predict the approach of these themes during compulsory education, which is founded on the orientations emerging from the Portuguese Program and Curricular Targets currently in force. The proposed and applied exercises are purely illustrative. However, the conclusions which arose from these exercises can be a valid indicator for future performances.
Description: Mestrado em Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/16224
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.