Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRego, Arméniopor
dc.contributor.authorMachado, Fernanda Isabel Marçal Pereirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:44:11Z-
dc.date.available2011-04-19T13:44:11Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1608-
dc.descriptionMestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimentopor
dc.description.abstractAs organizações de hoje competem numa economia cada vez mais complexa e global. Actualmente, para se ganhar vantagem competitiva, a inovação tornou-se o maior desafio das organizações e, como sabemos, a criatividade dos recursos humanos é condição essencial para a inovação. Assim, para enfrentar este desafio e inovar, as organizações necessitam de aproveitar ao máximo o potencial criativo dos seus recursos humanos. A presente dissertação procura investigar uma nova abordagem à criatividade, baseada na ideia do capital psicológico positivo dos colaboradores. O objectivo do estudo empírico é analisar o valor acrescentado que o capital psicológico positivo pode ter para a criatividade dos recursos humanos. Através de uma amostra de 124 membros organizacionais, procurou testar-se em que medida quatro dimensões do capital psicológico positivo (auto-eficácia, esperança, optimismo e resiliência) explicam três dimensões de criatividade (ideias novas, ideias úteis e “campeões de ideias”). Os resultados sugerem que o capital psicológico positivo explica 6% das ideias novas, 4% das ideias úteis e 17% dos “campeões de ideias”. Os resultados encontrados podem assim contribuir para uma melhor compreensão e gestão da criatividade dos recursos humanos nas organizações. ABSTRACT: Today’s organizations are competing in an increasingly complex global economy. Yet for competitive advantage, innovation has become a major challenge and as we know, employee creativity is a necessary step or precondition required for innovation. So to meet this challenge, organizations need to take full advantage of their employees’ creative potential, so that innovation can be achieved. This dissertation study investigates a new approach to the employees’ creativity based in the idea of positive psychological capital. The purpose of this empirical study is to analyse the value-added contribution that positive psychological capital can have over employees’ creativity. With a sample of 124 employees, we tested the extent to which four dimensions of the capital positive psychological (self-efficacy, hope, optimism and resilience) explain three dimensions of creativity (new ideas, useful ideas and ideas championing). The results suggest that the positive psychological capital explains 6% of new ideas, 4% of useful ideas and 17% of the ideas championing. Results contribute to the better understanding of employees’ creativity.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000224516por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectPsicologia das organizaçõespor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectMotivação profissionalpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.titleCapital psicológico positivo e criatividade dos colaboradores : um estudo exploratório em organizações de I&DTpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009000056.pdf735.47 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.