Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16015
Title: Fonias lusas ou lusofonias: as variedades do português no sistema de ensino (secundário) em Portugal
Author: Silva, Cláudia Isabel Mendes
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Diversidade linguística
Lusofonia
Multiculturalismo
Ensino secundário
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atendendo ao lugar que atualmente a Língua Portuguesa (LP) ocupa no Mundo e ao crescente interesse da sua aprendizagem, é importante pugnar por uma consciencialização mais efetiva desta realidade junto dos alunos das nossas instituições de Ensino Básico e Secundário. A LP apresenta atualmente todas as condições para ser uma das protagonistas na economia mundial (Reto,2012). A explosão demográfica sentida em alguns dos países lusófonos, bem como o crescimento económico de outros tornam a LP a “nova linguagem do poder e do comércio”, tal como a designou Steve Bloomfield da revista Monocle Magazine, 57 (6), no artigo "A nova linguagem do poder e do comércio", em outubro de 2012. Se acrescentarmos que os seus falantes se encontram espalhados pelo planeta, adicionamos mais uma vantagem competitiva desta língua. Nesta perspetiva, realizou-se um estudo numa turma de Português do 10º ano do Ensino Secundário, Curso Profissional de Técnico de Comércio, numa escola em Aveiro, com uma amostra de quinze alunos. Para tal, na senda de uma coerência interna da investigação (Quivy e Campenhoudt, 2013), partimos dos objetivos, quer de natureza investigativa (Analisar os conhecimentos dos alunos sobre a realidade da lusofonia), quer de índole pedagógico-didática (Refletir e aprofundar conhecimentos sobre a diversidade linguística da LP e a importância destes conhecimentos na aprendizagem desta língua; Promover a valorização da diversidade linguística da LP). Os objetivos específicos do estudo empírico desta investigação passaram pela análise e pelo diagnóstico dos conhecimentos globais dos alunos sobre a realidade da lusofonia e ainda pelo (re)conhecimento das suas representações sobre o valor e o peso de importância da LP no contexto global das restantes línguas de conhecer as representações dos alunos sobre a LP, sobre as suas potencialidades e sobre a importância da lusofonia para a afirmação do valor desta língua. Os resultados obtidos apontam para um desconhecimento das línguas do mundo e do lugar ocupado pela LP nesse contexto. Para além disso, estes estudantes revelam uma visão eurocêntrica da LP, negligenciando as restantes variedades geográficas e culturais. Também relativamente ao ensino da língua, em termos pessoais atribuem-lhe algum reconhecimento, embora este seja mais evidente no domínio profissional. Tudo isto reforça a premência de um papel ativo dos professores na militância pelo reconhecimento da notoriedade da importância da LP no mundo atual.
Observando el lugar ocupado hoy en día por la Lengua Portuguesa (LP) en el Mundo, y el creciente interés de su aprendizaje, es importante pugnar por una consciencia más efectiva de esta realidad con los alumnos de nuestras instituciones de Enseñanza Básica y Secundaria. La LP presenta actualmente todas las condiciones para ser una de las protagonistas en la economía mundial (Reto:2012). La explosión demográfica vivida en algunos de los países lusófonos, así que el crecimiento económico de otros de ellos, hacen de la LP el “nuevo lenguaje del poder y del comercio”, como lo ha designado la revista Monocle Magazine, 57 (6), en el artículo "El nuevo lenguaje del poder y del comercio", en octubre de 2012. Si añadimos que sus hablantes están dispersos por el planeta, juntamos una nueva ventaja competitiva de esta lengua. En este punto de vista, se ha desarrollado un estudio con un grupo de alumnos de Portugués del 10º año de la Enseñanza Secundaria, Carrera Profesional de Técnico de Comercio, en una escuela de Aveiro, con una muestra de quince alumnos. Para eso, en busca de una coherencia interna de la investigación (Quivy e Campenhoudt, 2013), partimos de las cuestiones de investigación, sea de fondo investigativo (Analizar los conocimientos de los alumnos sobre la realidad sobre la realidad de la lusofonía), sea de índole pedagógico-didáctica (Reflexionar y profundar conocimientos sobre la diversidad lingüística de la lengua portuguesa y respectivas implicaciones pedagógicas; promover la valoración de la diversidad lingüística de la lengua portuguesa). Los objetivos principales de la investigación pasaron por el análisis y el diagnóstico de los conocimientos globales de los alumnos sobre la realidad de la lusofonía y aún por el (re)conocimiento de sus representaciones respecto al valor y al peso de importancia de la LP en el contexto global de las otras lenguas, de conocer las representaciones de los alumnos sobre la LP, relativo a sus potencialidades y a la importancia de la lusofonía para la afirmación del valor de esta lengua. Los resultados obtenidos muestran un desconocimiento de las lenguas del mundo y del lugar ocupado por la LP en ese contexto. Además estos estudiantes evidencian una visión euro céntrica de la LP, arrinconando las sobrantes variedades geográficas y culturales. También con respecto a la enseñanza de la lengua, personalmente, le reconocen alguna importancia, a pesar de que esta sea más evidente en el dominio profesional. Todo esto refuerza la urgencia de un papel activo por parte de los profesores en la lucha por el reconocimiento de la notoriedad de la importancia de la LP en el mundo actual.
Given the place the Portuguese Language (PL) occupies in today’s world and the growing interest for learning this language, it’s important to seek for a more effective awareness of this reality among the students from our elementary and secondary education institutions. The PL presents currently all the conditions to be one of the players in the world economy (Reto: 2012). The demographic explosion felt in some Portuguese speaking countries as well as the economic growth experienced in the other oneshave made the PL “the new language of power and commerce” such as it was described by the Monocle magazine. If we add to this the fact that its speakers are spread all around the planet, we add another competitive advantage to this language. In this perspective a study was conducted in a 10th grade Portuguese class from Secondary education, commerce technician professional course, in a school in Aveiro, with a sample of fifteen students. For this purpose, in the path towards an internal coherence of the research (QuivyeCampenhoudt, 2013), we began with the research questions, both investigative (to analyse students’ knowledge about the reality of the Portuguese speaking world), and of pedagogical-didactic nature (to reflect and deepen the knowledge about the linguistic diversity of the Portuguese language and the respective pedagogical implications; to promote the value of the linguistic diversity of the Portuguese language). The main objectives of this research involved the analysis and the diagnosis of the student’s global knowledge about the reality of the Portuguese speaking world and also the knowledge/recognition of their representations about the value and the weight of importance of the PL in the global context of the other existing languages, to know the representations of the students about the PL, about its potential and about the importance of the Portuguese speaking world for strengthening the value of this language. The results obtained show a lack of knowledge about the world’s languages and the place occupied by the PL in that context. In addition, these students reveal a Eurocentric vision of the PL neglecting the other geographical and cultural varieties. Also, with respect to language teaching, they personally attach it some recognition, although this is more evident in the professional field. All this reinforces the urgency that teachers take an active role in the militancy for the recognitionof the importance of the PL in today’s world.
Description: Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e de Língua Estrangeira (Espanhol) nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/16015
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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