Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15862
Title: O contributo da diversidade linguística e cultural na promoção da escrita
Author: Costa, Carina Eduarda da Silva
Advisor: Oliveira, Rosa Maria Marques Faneca de
Keywords: Diversidade linguística
Expressão escrita
Escrita colaborativa
Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo
Atividades pedagógicas
Pluralismo cultural
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo, desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada B2 e Seminário de Investigação Educacional B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade desenvolver propostas de rentabilização da diversidade linguística e cultural como forma de promover a escrita, em contexto sala de aula com alunos do 1.º CEB. Tratando-se de um estudo assente numa investigação qualitativa do tipo investigação-ação, este baseou-se no desenvolvimento de um projeto didático em contexto 1.º CEB que decorreu entre os dias 13 e 17 de abril de 2015, com 26 alunos, numa escola da periferia de Aveiro e procurou articular a diversidade linguística e cultural com a escrita. Assim, é imprescindível que se inicie a sensibilização à diversidade linguística e cultural desde cedo, para que as crianças desenvolvam competências pessoais, culturais e linguísticas, que lhes permitam integrar na realidade social atual. Para isso, a diversidade linguística e cultural deverá ser desenvolvida através de atividades que estimulem as crianças aos mais diversos níveis, despertando o seu interesse e canalizando a sua energia para promover a escrita. Enquadrado nesta perspetiva surge o presente trabalho, cujos objetivos se prendem com a caracterização da diversidade linguística e cultural presente em sala de aula e desenvolver atividades relacionadas com a diversidade linguística e cultual, promovendo a escrita em sala de aula. Após a análise de conteúdo dos dados, recolhidos através da observação direta, dos trabalhos dos alunos, inquérito por questionário e grelhas de observação, podemos concluir que as atividades implementadas proporcionaram aos alunos estabelecer comparações entre as diferentes culturas e línguas abordadas ao longo do projeto de intervenção e o desenvolvimento de atitudes positivas, como a compreensão, a amizade e o respeito pelo Outro, despertando a curiosidade, a vontade e a predisposição para trabalhar atividades de escrita, tal como, recados, recontos e elaboração de frases.
This study, developed under the Supervised Pedagogical Practical B2 and Educational B2 Research Seminar, Master in Education of primary school education, aims to develop proposals for linguistic and cultural profitability in order to promote writing in classroom context with primary school students. Since this is a study based on a qualitative research of research-action type, it was based on the development of an educational project in the primary school context held from 13 to 17 April 2015, with 26 students, in a school on the outskirts of Aveiro and sought to articulate the linguistic and cultural diversity with writing. Thus it is essential to start awareness of linguistic and cultural diversity from an early age so that children can develop personal, cultural and language skills that will allow them to integrate the current social reality. For this, linguistic and cultural diversity should be developed through activities that encourage children at various levels, raising their interest and channeling their energy to promote writing. The present study is enclosed in this perspective, whose objectives is linked to the characterization of linguistic and cultural diversity present in the classroom and develops activities related to linguistic and cultural diversity, promoting writing in the classroom. After the content analysis of the data collected through direct observation, student work, questionnaire survey and observation grids, we can conclude that the implemented activities allowed students to make comparisons between different cultures and languages that were dealt with during the intervention project and to develop positive attitudes, such as understanding, friendship and respect for others, arousing curiosity, the will and the willingness to do writing activities, such as messages, retellings and development of sentences.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/15862
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O contributo da diversidade linguística e cultural na promoção da escrita.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.