Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorMachado, Eliana Inês Tavarespt
dc.date.accessioned2016-07-07T10:22:46Z-
dc.date.available2016-07-07T10:22:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15857-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretendia caracterizar o desempenho de crianças a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico no que dizia respeito ao uso da pontuação e contribuir para a consolidação desse conhecimento, reforçando os pontos fortes e ajudando a ultrapassar as lacunas. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática que incidiu sobre as funções de vários sinais de pontuação e o seu uso em contexto. Recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos, a partir das atividades em que estes participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que tinham aperfeiçoado o seu conhecimento sobre as funções de certos sinais de pontuação e desenvolvido competências relacionadas com o seu uso em contexto, embora subsistissem dificuldades.pt
dc.description.abstractThis study aimed to characterize the performance of children attending Primary Education on punctuation and contribute to its reinforcement. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on the study of the functions of punctuation and its use in context. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that they had consolidated their knowledge on punctuation and developed competences concerning its use in context, although some problems had not been solved.pt
dc.description.abstractCette étude avait pour but de décrire la performance d’enfants en CM1 concernant la ponctuation et de contribuer à son amélioration. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique centrée sur l’analyse des fonctions de la ponctuation et son usage en contexte. On a recueilli des données concernant la performance des élèves, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leur connaissance concernant les fonctions de la ponctuation et son usage en contexte, mais aussi que quelques-uns des problèmes identifiés étaient loin d’être réglés.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da língua maternapt
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensino básico 1º ciclopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subject.otherLíngua maternapt
dc.subject.otherLeitura e escrita; Pontuaçãopt
dc.subject.other1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.titleA pontuação no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201573490-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A pontuação no 1ºciclo do ensino básico.pdf6.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.