Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15855
Title: SAPO campus: aprendizagem, ensino e pessoas em rede
Author: Ferreira, Maria de Fatima Gomes Pais
Advisor: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Carlos
Keywords: Multimédia em educação
Web social
Tecnologias da informação e comunicação
Integração social
Ensino assistido por computador
Inovação tecnológica
Sapo Campus
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As escolas portuguesas do ensino não superior estão dotadas com infraestruturas e equipamentos que permitem trazer o mundo para dentro da sala de aula, tornando o processo de ensino e de aprendizagem mais rico e motivador para os alunos. A adoção institucional de uma plataforma que segue os princípios da web social, o SAPO Campus (SC), definida pela abertura, partilha, integração, inovação e personalização, pode ser catalisadora de processos de mudança e inovação. O presente estudo teve como finalidade acompanhar o processo de adoção do SC em cinco escolas, bem como analisar o impacto no processo de ensino e de aprendizagem e a forma como os alunos e professores se relacionam com esta tecnologia. As escolas envolvidas foram divididas em dois grupos: o primeiro grupo, constituído por três escolas onde o acompanhamento teve uma natureza mais interventiva e presente, enquanto que no segundo grupo, composto por duas escolas, foram apenas observadas as dinâmicas que se desenvolveram no processo de adoção e utilização do SC. No presente estudo, que se assume como um estudo longitudinal de multicasos, foram aplicadas técnicas de tratamento de dados como a estatística descritiva, a análise de conteúdo e a Social Network Analysis (SNA), com o objetivo de, através de uma triangulação permanente, proceder a uma análise dos impactos observados pela utilização do SC. Estes impactos podem ser situados em três níveis diferentes: relativos à instituição, aos professores e aos alunos. Ao nível da adoção institucional de uma tecnologia, verificou-se que essa adoção passa uma mensagem a toda a organização e que, no caso do SC, apela à participação coletiva num ambiente aberto onde as hierarquias se dissipam. Verificou-se ainda que deve implicar o envolvimento dos alunos em atividades significativas e a adoção de estratégias dinâmicas, preferencialmente integradas num projeto mobilizador. A adoção do SC foi ainda catalisadora de dinâmicas que provocaram mudanças nos padrões de consumo e de produção de conteúdos bem como de uma atitude diferente perante o papel da web social no processo de ensino e aprendizagem. As conclusões apontam ainda no sentido da identificação de um conjunto de fatores, observados no estudo, que tiveram impacto no processo de adoção como o papel das lideranças, a importância da formação de professores, a cultura das escolas, a integração num projeto pedagógico e, a um nível mais primário, as questões do acesso à tecnologia. Algumas comunidades construídas à volta do SAPO Campus, envolvendo professores, alunos e a comunidade, evoluíram no sentido da autossustentação, num percurso de reflexão sobre as práticas pedagógicas e partilha de experiências.
Portuguese schools are currently fully equipped with resources and facilities that make it possible to bring the world into the classroom, thus enhancing both the teaching and learning dynamics, as well as increasing students’ motivation. The institutional adoption of platforms, such as SAPO Campus (SC), that follow the core principles of the social web, and are defined by openness, sharing, integration, innovation and personalization, can become the driving force for change and innovation within schools. This study’s main goal was to monitor how five different schools adopted and implemented the SC platform, as well as analyse its impact on the teaching and learning processes and how students and teachers responded to this technology. The schools included in this research were divided into two groups: the first group consisted of three schools in which there was a more direct and proactive intervention regarding the adoption and use of the platform, whereas the second group was made up of two schools in which these processes were only observed, without the direct involvement of researchers. Considering this was a longitudinal survey focusing on multiple cases, different data processing techniques, such as descriptive statistics, content analysis and Social Network Analysis (SNA) were used throughout the study. The data collected was then triangulated and validated making it possible to analyse the impact of SC and how it was used. These impacts can be placed at different levels: those concerning the institution, teachers and students. Regarding technology appropriation, at an institutional level the platform’s endorsement sends out a message to the organization, calling out for collective engagement and participation within an open environment, where hierarchies become less apparent. It also became clear that students must be engaged in significant activities, as the platform’s use strives when dynamic strategies are used, especially within the scope of stimulating projects. SC’s adoption was also a catalyst for dynamics that changed consumption and production patterns and fostered a different attitude towards the role social web plays in the teaching and learning process. The results also point towards several elements that were observed throughout the study as having had an impact in the platform’s adoption. These elements include the role of leaderships, the importance of teacher training, school culture, integration into a pedagogical project and, at a more basic level, questions regarding the access to technology. Some communities that emerged from and around SAPO Campus and that involved teachers, students and the community, have become self-sufficient, having based their growth on the reflection on pedagogical practices and the sharing of experiences.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/15855
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
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