Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/15756
Title: | Literacia financeira e comportamento na tomada de decisões financeiras |
Author: | Alves, Ana Isabel Cardoso |
Advisor: | Madaleno, Mara Teresa da Silva Vieira, Elisabete |
Keywords: | Gestão Literacia financeira Tomada de decisão |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A literacia financeira é uma questão que tem vindo a ganhar relevância nos
últimos anos e preocupado os governantes e instituições financeiras a nível
mundial. De uma forma geral, o nível de conhecimento financeiro dos
indivíduos no mundo é baixo, mesmo em países cujos mercados e economia
são desenvolvidos. Existem diferenças a nível da literacia financeira não só
entre países, como também dentro dos próprios países.
Ao longo dos anos, várias pesquisas indicam que existem fatores
socioeconómicos e demográficos que condicionam o nível de literacia
financeira e podem explicar as diferenças existentes. A educação financeira
tem sido a estratégia usada pelos governos para aumentar o nível de
conhecimento financeiro dos indivíduos. Contudo, as opiniões dos autores
dividem-se, quanto à sua real eficácia, sendo que alguns consideram que esta
não é a melhor alternativa a seguir. A literacia financeira exerce influência
sobre o comportamento dos indivíduos. Além disso, o comportamento dos
indivíduos é condicionado por enviesamentos cognitivos e emocionais
(excesso de confiança, aversão ao risco,etc.) que os afasta da racionalidade
completa defendida pelas Finanças Tradicionais. Assim, surge uma nova área
de estudo - as Finanças Comportamentais.
Como é já vasta a literatura que emergiu à volta desta temática, esta
dissertação apresenta uma revisão da literatura sobre a literacia financeira,
abordando os aspectos comportamentais bem como a questão da educação
financeira e dos programas que têm sido conduzidos para a promover. Financial literacy is an issue that has gained importance in recent years and concerned governments and financial institutions worldwide. In general, the individuals´ level of financial knowledge in the world is low, even in countries whose markets and economies are developed. There are differences in financial literacy not only among countries but also within countries. Over the years, several studies indicate that there are socio-economic and demographic factors that affect the level of financial literacy and may explain the differences. Financial education has been the strategy used by governments to increase the individuals´ level of financial knowledge However, the opinions of authors are divided as to their actual effectiveness, and some believe that this is not the best alternative to follow. Financial literacy influences the individuals´ behavior. Furthermore, this behavior is conditioned by cognitive and emotional biases (overconfidence, risk aversion, etc.) which removes individuals from full rationality advocated by Traditional Finance. Thus, a new area of study arises - the Behavioral Finance. Given the vast literature emerged around the theme, the present dissertation presents a literature review about financial literacy, focusing on behavioral aspects as well as the financial education question and the programs which have been conducted to promote it. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15756 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Literacia financeira e comportamento na tomada de decisões financeiras.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.