Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15751
Title: Prototipagem ágil centrada no utilizador : aplicações de second screen
Author: Carvalho, Daniel Augusto dos Santos
Advisor: Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de
Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da
Keywords: Comunicação multimédia
Televisão
Dispositivos móveis
Realidade virtual
Interfaces gráficas
Design de produtos
Prototipagem rápida
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com o desenvolvimento das tecnologias da Comunicação, o ser humano tem alterado os seus hábitos de consumo televisivo. Neste contexto, destaca-se o uso de aplicações mobile designadas como Second Screen, as quais, entre outras possibilidades, permitem interagir com conteúdos adicionais aos que se encontram a ser transmitidos na televisão. Sendo este fenómeno relativamente recente, pretende-se compreender qual a abordagem a adotar no desenvolvimento de uma prototipagem ágil de aplicações Second Screen centradas no utilizador. De modo a compreender o respetivo processo, iniciou-se o estudo com um enquadramento teórico, que possibilitou a familiarização com as aplicações Second Screen e ferramentas de prototipagem ágil já existentes. Após o enquadramento teórico, procedeu-se à criação de dois mockups de aplicações Second Screen, que foram testados em Focus Groups. A partir dos dados obtidos, desenvolveram-se dois protótipos ágeis, os quais foram submetidos a uma última fase de testes (Experimentação por observação, Entrevista e Questionário de avaliação, respetivamente). Os participantes deste estudo foram os mesmos para ambas as fases de testes, constituindo um grupo de consumidores, um grupo de designers e um grupo de especialistas na área de prototipagem. Os resultados obtidos, a partir dos protótipos concebidos, comprovam a validade do processo realizado neste estudo, podendo este ser usado para desenvolver protótipos de aplicações mobile e Second Screen.
With the development of the technologies of communication, the human being has changed their television consumption habits. In this context, it stands out the use of mobile applications designated as Second Screen, which, among other possibilities, allows the interaction with additional contents broadcasted from the television. Being this phenomenon relatively recent, is intended to understand what approach to take in the development of an agile prototyping of Second Screen applications that are user-centered. In order to understand the given process, the study started with a theoretical framework, that allowed the familiarization with existing Second Screen applications and agile prototyping tools. After the theoretical framework, it was created two mockups from Second Screen applications, which were tested in Focus Groups. From the obtained data, it was developed two agile prototypes, which were submitted to a last phase of tests (Experimentation by observation, interview and evaluation questionnaire, respectively). The participants from this study were the same to the both test phases, being constituted by one consumers group, one designers group and by one prototyping experts group. The results obtained from the created prototypes, proves the validity of the process performed in this study, being usable to develop prototypes to mobile and Second Screen applications.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/15751
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf8.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.