Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/15751
Title: | Prototipagem ágil centrada no utilizador : aplicações de second screen |
Author: | Carvalho, Daniel Augusto dos Santos |
Advisor: | Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da |
Keywords: | Comunicação multimédia Televisão Dispositivos móveis Realidade virtual Interfaces gráficas Design de produtos Prototipagem rápida |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com o desenvolvimento das tecnologias da Comunicação, o ser humano
tem alterado os seus hábitos de consumo televisivo. Neste contexto,
destaca-se o uso de aplicações mobile designadas como Second Screen,
as quais, entre outras possibilidades, permitem interagir com conteúdos
adicionais aos que se encontram a ser transmitidos na televisão. Sendo
este fenómeno relativamente recente, pretende-se compreender qual a
abordagem a adotar no desenvolvimento de uma prototipagem ágil de
aplicações Second Screen centradas no utilizador. De modo a
compreender o respetivo processo, iniciou-se o estudo com um
enquadramento teórico, que possibilitou a familiarização com as
aplicações Second Screen e ferramentas de prototipagem ágil já
existentes. Após o enquadramento teórico, procedeu-se à criação de dois
mockups de aplicações Second Screen, que foram testados em Focus
Groups. A partir dos dados obtidos, desenvolveram-se dois protótipos
ágeis, os quais foram submetidos a uma última fase de testes
(Experimentação por observação, Entrevista e Questionário de avaliação,
respetivamente). Os participantes deste estudo foram os mesmos para
ambas as fases de testes, constituindo um grupo de consumidores, um
grupo de designers e um grupo de especialistas na área de prototipagem.
Os resultados obtidos, a partir dos protótipos concebidos, comprovam a
validade do processo realizado neste estudo, podendo este ser usado para
desenvolver protótipos de aplicações mobile e Second Screen. With the development of the technologies of communication, the human being has changed their television consumption habits. In this context, it stands out the use of mobile applications designated as Second Screen, which, among other possibilities, allows the interaction with additional contents broadcasted from the television. Being this phenomenon relatively recent, is intended to understand what approach to take in the development of an agile prototyping of Second Screen applications that are user-centered. In order to understand the given process, the study started with a theoretical framework, that allowed the familiarization with existing Second Screen applications and agile prototyping tools. After the theoretical framework, it was created two mockups from Second Screen applications, which were tested in Focus Groups. From the obtained data, it was developed two agile prototypes, which were submitted to a last phase of tests (Experimentation by observation, interview and evaluation questionnaire, respectively). The participants from this study were the same to the both test phases, being constituted by one consumers group, one designers group and by one prototyping experts group. The results obtained from the created prototypes, proves the validity of the process performed in this study, being usable to develop prototypes to mobile and Second Screen applications. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/15751 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.