Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15728
Title: Empreendedorismo social: criação de valor social no processo de gestão estratégica
Author: Izes, José Carlos Rodrigues
Advisor: Polónia, Daniel Ferreira
Keywords: Gestão
Empreendedorismo
Inovação - Aspectos sociais
Estado social
Defense Date: 11-Dec-2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O empreendedorismo social constitui uma ferramenta com um potencial estratégico fundamental para as organizações da economia social, sendo possível convergir com as necessidades sociais de um determinado indivíduo, grupo, comunidade ou sociedade, na medida em que permite a criação de valor social. Contudo, essa ferramenta estratégica também permite obter retorno financeiro, tão crucial para a sustentabilidade das organizações. Pretendeu-se através da presente Dissertação, analisar se as organizações da economia social que integram o processo de empreendedorismo social no seu modelo de gestão estratégica, conseguem estabelecer um equilíbrio entre a criação de valor social e a obtenção de retorno financeiro, contribuindo, desta forma, para um contexto económico-financeiro positivo. Em função do trabalho desenvolvido, verificou-se que as organizações inseridas na economia social valorizam o processo de empreendedorismo e inovação social seja para a criação de valor social como para a sua sustentabilidade. Não obstante, estas organizações revelam lacunas na implementação desse processo.
Social entrepreneurship is a key strategic tool with an enormous potential for social economy organizations, which can facilitate the possibility to converge with the social needs of a particular individual, group, community or society, allowing the creation of social value. However, this strategic tool also allows the financial return, so crucial to the sustainability of those organizations. It was intended by this Dissertation, to examine whether the social economy organizations, that integrate the process of social entrepreneurship as a strategic management model, can strike a balance between creating social value and obtaining financial returns, thus contributing for a positive economic and financial context. It was found that organizations embedded in the social economy value the process of entrepreneurship and social innovation to create social value as to its sustainability. Nevertheless, these organizations reveal gaps in the implementation of this process.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15728
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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