Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15709
Title: Imagens das línguas de alunos do 6º ano : um estudo em Aveiro
Author: Coelho, Mafalda Maria Lopes
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Diversidade linguística
Didática das línguas
Aprendizagem de línguas - Critérios de selecção
Aprendizagem de línguas - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo é o resultado de um projeto investigativo que, embora se relacione com a Sensibilização à Diversidade Linguística, tem como tema principal as Imagens das Línguas. Este estudo, cujo título é “Imagens das línguas de alunos do 6.º ano: um estudo em Aveiro”, tem como objetivos perceber quais as imagens das línguas dos alunos do 6.º ano, verificar qual a língua em que estes alunos se matriculam no ano seguinte e se essa escolha foi baseada em imagens estereotipadas das línguas (e em quais) e averiguar se a imagem que os alunos do 6.º ano têm sobre línguas influencia a sua escolha para aprendizagem posterior. Os dados foram recolhidos através de instrumentos distintos (o desenho e o inquérito por questionário). Primeiramente, os discentes elaboraram quatro desenhos seguindo as instruções “desenha-te a falar a tua língua materna”, “desenha-te a falar uma língua que já aprendeste”, “desenha-te a falar uma língua que gostavas de aprender” e “desenha-te a falar uma língua que não gostavas de aprender”. Seguindo-se o preenchimento do inquérito por questionário, composto por cinco questões, relacionadas com as quatro línguas em estudo (português, francês, espanhol e inglês) e que faziam parte da recolha de dados através do desenho. Relativamente ao tratamento de dados optamos pela utilização de categorias de análise (línguas como objetos afetivos, objetos de ensino-aprendizagem, instrumentos de construção e afirmação de identidades individuais e coletivas, objetos de poder e como instrumentos de construção de relações interpessoais e intergrupais), que permitiram perceber quais as imagens das línguas dos alunos inquiridos. Os resultados permitiram-nos perceber que as imagens que os alunos do 6.º ano têm das línguas portuguesa, francesa, espanhola e inglesa são, de alguma forma, estereotipadas. A maioria dos alunos tem uma imagem das línguas como instrumentos de construção e afirmação de identidades individuais e coletivas, isto é, imagens associadas à relação língua/história de um povo/cultura. Contudo, concluímos que esta imagem cultural das línguas também está associada a uma imagem afetiva, salientando a relação aluno/língua/cultura. Partindo das nossas conclusões, poder-se-ão, no futuro desenvolver sessões de Sensibilização à Diversidade Linguística, com o objetivo de (re)construir as Imagens das Línguas que os alunos têm.
This study is the result of an investigation project, which although it is related with Awakening to Languages, has as core theme the Images of Languages. This study, which title is “Images of Languages on 6th form students” has as its purposes to understand which images of languages the 6th form students have, assess if students enrol on a foreign language, based on stereotyped images of languages (and on which) and assess if the image that 6th form students have over languages influences their choice on a later learning. The data were gathered thru different instruments (drawing and questionnaire survey). First, the students represented four drawings following the instructions “draw yourself speaking your mother tongue”, “draw yourself speaking a language you’ve already learned”, “draw yourself speaking a language that you would like to learn” and “draw yourself speaking a language you wouldn’t like to learn”. Next the questionnaire survey was filled out, with five questions related to the four languages being studied (Portuguese, French, Spanish and English) and to which the students limited the drawing. Regarding the data management, we chose to use the categories being analysed (languages as emotional objects, teaching-learning objects, construction and affirmation tools of individual and collective identities, power objects and tools for building interpersonal and intergroup relations) which allowed to understand which images the inquired students have about the languages. The results allowed us to understand that the images the 6th form students have about the Portuguese, French, Spanish and English languages are somehow stereotyped. The majority of the students have an image of the language as an instrument of building and sustain individual and collective identities, thus, images associated to the relation language/history of a people/culture. However, we concluded that this cultural image is also associated to an emotive image, emphasizing the relation student/language/culture. From our conclusions, it will be possible in the future do develop Awakening to Languages sessions, with the purpose to (re)build the images that students have about languages.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/15709
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio .pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.