Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDaniel, Ana Isabel Diaspt
dc.contributor.advisorMoreira, António Carrizopt
dc.contributor.authorFigueiredo, Mariana Salaspt
dc.date.accessioned2016-06-08T14:52:03Z-
dc.date.available2018-07-20T14:00:54Z-
dc.date.issued2014-01-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/15684-
dc.descriptionMestrado em Gestãopt
dc.description.abstractCan entrepreneurship be taught, or be learned? This is a question that brings a broad debate to the table. Indubitably, education has an essential role in attitude development and competences promotion. This assumption has fostered entrepreneurship initiatives and course proliferation, seeking to teach entrepreneurship to individuals. The increasing importance of the entrepreneurial spirit leads to the creation and promotion of entrepreneurship initiatives and encouragement of youngsters to have entrepreneurial profiles. Today, entrepreneurship education has a crucial role promoting entrepreneurial mindset s in younger people. It stimulates competence and skill development, which extends beyond the business world. The effects of such education depend on strategy and teaching pedagogies, but mostly on its effective implementation. This gives teachers and higher education institutions the challenge of finding nontraditional methodologies and alternative ways to teach the subject. Therefore, this study aims to explore, through the theory of planned behavior, the effects of entrepreneurship education and its relationship with entrepreneurial intention. Additionally, the essential and challenging role of the teacher is explored, contributing to a better understanding of its significance in entrepreneurship education that is remarkably poorly explored in the literature. Findings reinforce the strength of the theory of planned behavior as an intention measure; in addition, students were found to increase their entrepreneurial intentions, entrepreneurial knowledge and institutional context perceptions after taking a higher education course. Concerning teachers, a consensus was found between their education aims and similarities among their pedagogic methods, topics and forms of evaluation, along with time and resource management struggles.pt
dc.description.abstractPode o empreendedorismo ser ensinado ou, melhor, pode este ser aprendido? Esta é uma questão que tem alimentado uma ampla discussão. Indubitavelmente, a educação tem um papel essencial no desenvolvimento de atitudes e na promoção de competências. Este pressuposto tem fomentado a proliferação de iniciativas e de cursos que visam o ensino do empreendedorismo. A importância do espírito empreendedor leva à criação de actividades de promoção e encorajamento dos jovens a terem perfis mais empreendedores. O ensino do empreendedorismo tem hoje um papel fundamental na promoção de uma mentalidade empreendedora nos jovens, estimulando o desenvolvimento de competências que extravasam a área empresarial. O impacto desta unidade curricular está dependente da estratégia e da metodologia de ensino-aprendizagem escolhida, bem como da sua capacidade de implementação efectiva. Naturalmente, as metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem colocam ao docente e às instituições de ensino o desafio de encontrar metodologias não tradicionais e formas alternativas para leccionar o tema. Assim, este estudo pretende explorar, através da teoria do comportamento planeado, o efeito da educação empreendedora na intenção empreendedora dos alunos e a relação entre as duas. Adicionalmente, o papel essencial e desafiante do docente na educação empreendedora é explorado, contribuíndo para um maior entendimento daquele que tem um papel central na educação, mas marcadamente pouco explorado na literatura. Os resultados encontrados reforçam a solidez da teoria do comportamento pleaneado e mostram que os alunos aumentaram as suas intenções empreendedoras, o conhecimento e a percepção do contexto institucional após a frequência de uma disciplina de empreendedorismo. Adicionalmente, encontrou-se um consenso nos objetivos da educação para o empreendedorismo, com pedagogias, contéudos e formas de avaliação semelhantes e dificuldades de gestão de tempo e de recursos.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestãopt
dc.subjectEmpreendedorismo - Educaçãopt
dc.subjectRelação trabalho-educaçãopt
dc.subject.otherEntrepreneurshippt
dc.subject.otherentrepreneurship educationpt
dc.subject.otherteacherpt
dc.subject.otherpedagogic methodspt
dc.subject.otherentrepreneurial intentionpt
dc.titleO ensino do empreendedorismo: o papel do docente, os métodos pedagógicos e a sua relação com a intenção empreendedorapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.date.embargo2017-01-08T15:00:00Z-
dc.identifier.tid201585740-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdfTese2.34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.