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Title: A internacionalização de empresas pela AIDA para os PALOP e/ou Brasil-Ceará
Author: Alves, Ana Catarina Ribães
Advisor: Oliveira, Manuel Luís Au-Yong
Keywords: Gestão
Internacionalização de empresas - Países de língua oficial portuguesa
Estratégia empresarial
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho tem como propósito responder a questão "qual o interesse estratégico de empresas do distrito de Aveiro se internacionalizarem para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e/ ou Brasil - Ceará?". O objeto de estudo surgiu após a integração num estágio curricular na AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro - e levou à revisão da literatura dos temas estratégia e internacionalização, assim como ao trabalho de campo (6 entrevistas a colaboradoras da AIDA), proporcionando as componentes conceptual e empírica. Verificou-se que o setor de atividade é fundamental para o sucesso das empresas nas missões. Designadamente, bastantes empresas ligadas ao setor metalomecânico, que tendem a recorrer a estes mercados dos PALOP e/ ou Brasil - Ceará, alcançaram, em muitos casos, o sucesso - isto é, a concretização de negócios com novos clientes e / ou o investimento direto nesses países. O contributo do presente trabalho reside também na perspetiva, resultante de um inquérito desenvolido no âmbito do estágio no Gabinete de Relações Exteriores da AIDA, de que ainda que se verifique uma janela de oportunidade para algumas das empresas nos referidos mercados (PALOP e Brasil - Ceará), entende-se que, para o sucesso efetivo destas empresas, outras formas de empreender poderiam ser colocadas em prática, nomeadamente alianças estratégicas entre pequenas e médias empresas (PME) de setores semelhantes, a nível local (Portugal), para competirem a nível internacional com os respetivos líderes de mercado. Desta forma, sugere-se lutar pela competitividade não só nos PALOP mas também nos mercados desenvolvidos, tais como Alemanha, Estados Unidos da América e/ ou países escandinavos - pois somente com clientes exigentes e com a pressão de concorrentes fortes poder-se-ão criar indústrias desenvolvidas e capazes de competir ao mais elevado nível e pelos melhores clientes, com poder de compra e fontes de inovação (Porter, 1990). Estas lições parecem, por ezes, esquecidas, mas segundo Gibbs (2007) um dos propósitos da investigação é também o de lembrar o que foi esquecido e/ ou ignorado. As entrevistas realizadas ofereceram contributo na medida em que proporcionam a compreensão dos motivos para as empresas portuguesas escolherem estes mercados, das razões para o sucesso ou insucesso nos PALOP e/ ou Brasil - Ceará, do investimento e esforço por parte das entidades não-governamentais portuguesas em internacionalizar empresas do setor da metalomecânica, das forças e fraquezas das missões empresariais, de que aspetos fazem da AIDA um agente de mudança e das áreas em que poderia haver maior diligência por parte da AIDA.São também sugeridas recomendações a associação, entre outras, a inclusão das questões culturais de cada país nos estudos de mercado não só sobre PALOP e Brasil - Ceará, mas também nos estudos de mercado do distrito de Aveiro, assim como de Portugal, para fazer divulgação a potenciais importadores; melhoria de processos, implementando-se um software de gestão/ partilha de conhecimento das várias oportunidades de negócio, rentabilizando o processo de estabelecimento de interesse em realizar negócio, no âmbito do EEN (Entelprise Eumpe Netwrk); intervenção na plataforma do IAPMEI por informáticos habilitados; e armazenamento de dados em cloud storage - um serviço do género da Dropbox, de modo a rentabilizar o tempo dispendido, assim como a tornar as pastas acedidas via intranet mais pequenas.
This paper aims to answer the question "what is the strategic interest of Aveiro's companies to internationalize to PALOP [Portuguese-speaking African Countries] and / or Brazil - Ceara?". The objective of the study emerged while doing an internship at AIDA - Industrial Association of the District of Aveiro - and led to a literature review of topics such as strategy and internationalization, as well as to some field work (interviews of 6 AIDA employees) providing both conceptual and empirical components. It was found that the activity of the sector is critical for the companies' success in the entrepreneurial missions. In fact, companies related to the mechanical and metallurgical sectors archieved, in many cases, success (i.e, business with new customers and/ or direct investment in these countries) as these specific sectors tend to appeal to PALOP and Brazil - Ceará. The contribution of this work lies as well in the perspective resultant from a survey developed during the internship in AIDA's External Relations Office - that although there is a window of opportunity for some companies in those markets (PALOP and Brazil - Ceara), it is understood that, for the effective success of these companies, other forms of entrepreneurship could also be put into practice, including strategic alliances between small and medium enterprises (SMEs) with similar sectors, locally (Portugal), to compete internationally with the respective market leaders. Thus, it is suggested not only to fight for competitiveness in PALOP and / or Brazil - Ceara, but also in developed markets, such as Germany, the United States of America and / or Scandinavian countries - because only with demanding clients and with the pressure of strong competitors will there be an incentive to create developed and capable industries able to compete at a higher standard, with the best customers, that is, with purchasing power and innovation sources (Porter, 1990). These lessons seem sometimes forgotten, but according to Gibbs (2007) one of the purposes of research is also to remind us of what has been forgotten and / or ignored. The interviews offered a contribution in that they provided information to understand the reasons for Portuguese companies to choose these markets, the justifications for them to succeed or fail in PALOP and/ or Brazil - Ceara markets, the motives for non-governmental Portuguese organizations to invest and put efforts into the mechanical and metallurgical Portuguese firms' internationalization, which factors are advantageous or disadvantageous in entrepreneurial missions, which aspects make AIDA a change agent and which areas the organization should be more diligent in. Recommendations were also suggested to AIDA. Among others, a) the inclusion of cultural issues in each country's market survey, not only in PALOP's and Brazil - Ceara's, but also in Aveiro's, as well as Portugal's, in order to better disseminate them to potential importers; b) process improvements, by implementing a knowledge sharing management software to disclose several business opportunities, which would shorten the process of expressing interest in conducting business within the EEN (Enterprise Europe Network); c) intervention in the IAPMEI platform by IT specialists; and d) data storage with a cloud storage service, such as Dropbox, to saw time, as well as to make folders (which are accessed via the intranet) smaller.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15664
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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