Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15657
Title: Avaliação de literacia financeira da nova geração portuguesa
Author: Valente, Ana Vitória Henriques
Advisor: Fonseca, Raquel Matias da
Carneiro, Maria João Aibéo
Keywords: Gestão
Literacia financeira - Portugal
Jovens
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A educação financeira deve ser entendida como um conjunto amplo de orientações e esclarecimentos sobre comportamentos e atitudes adequados na gestão e no uso dos recursos financeiros pessoais. É a capacidade de saber utilizar o dinheiro como ferramenta para tornar a vida melhor, mais produtiva e mais equilibrada. Saber lidar com o dinheiro é indispensável para o bem estar de cada pessoa. Ter acesso à educação financeira possibilita-nos consumir com inteligência e sem exageros, ensina-nos a prever despesas e a investir adequadamente. Dada a importância deste tema, é essencial que as crianças tenham, desde cedo, contacto com o assunto, introduzindo a Educação Financeira nos currículos das Escolas. O presente trabalho pretende contribuir para averiguar qual o nível de literacia financeira de um grupo da nova geração portuguesa, traçando um perfil no que se refere ao conhecimento de conceitos financeiros e aos fatores que o influenciam. Utilizando os resultados desta avaliação, foi possível elaborar um programa de Educação Financeira, indo ao encontro das necessidades específicas dos alunos em questão. Numa análise global, os resultados obtidos mostram um cenário um pouco preocupante no que respeita aos níveis de literacia financeira do grupo em análise, relativamente a alguns aspetos, como o crédito. Os resultados sugerem a existência de alguns fatores que poderão influenciar o nível de literacia, tais como a discussão de assuntos no domínio das finanças pessoais, tanto em casa, como na escola e a participação em atividades lúdicas ligadas à matemática, entre outros. A análise de clusters realizada possibilitou a identificação de quatro grupos de inquiridos, com diferentes conhecimentos sobre literacia financeira e diferentes estratégias de gestão das suas finanças pessoais.
Financial education should be understood as a broad set of guidelines and clarification of appropriate behaviors and attitudes in the management and use of personal funds. It is the ability to know how to use money as a tool to make better, more productive and balanced life. Dealing with money is essential to the well being of each person. Have access to financial education enables us to consume intelligently and without exaggeration, teach us to predict expenses and to invest appropriately. Given the importance of this issue, it is essential that, from an early age, children have contact with the subject, introducing financial education in schools curricula. This thesis aims to contribute to ascertain the level of financial literacy of a group of the new Portuguese generation, establishing a profile regarding the knowledge of financial concepts and the factors that influence it. Using the results of this evaluation, it was possible to develop a program of financial education, meeting the specific needs of the pupils concerned. In a comprehensive analysis, the results show a concerning scenario regarding the levels of financial literacy in the group in analysis, concerning some aspects, such as credit. The results suggest the existence of some factors that may influence the level of literacy, such as the discussion of issues in the field of personal finance, both at home as at school and participation in recreational activities related to mathematics, among others. The cluster analysis performed allowed the identification of four groups of respondents with different knowledge about financial literacy and different strategies for managing their personal finances.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15657
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação de Literacia Financeira.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.