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Title: A internacionalização de PMEs apoiada pela AIDA e um estudo do impacto de atributos de CEOs na internacionalização
Author: Sabino, Ricardo Jorge Trindade
Advisor: Oliveira, Manuel Luís Au-Yong
Keywords: Gestão
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Aveiro (Portugal)
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Distrito de Aveiro caracteriza-se pelo seu extenso tecido empresarial, cada vez mais consciente da importância da internacionalização. Os dados recolhidos e posteriormente analisados, permitiram concluir que entidades como a AIDA (Associações Empresariais) devem promover a internacionalização de PME com um reduzido grau de internacionalização. Desta forma, este tipo de entidades aumentarão o alcance de PMEs ao nível da divulgação e acesso facilitado a informações sobre apoios à internacionalização, assim como a informações sobre os diversos mercados de interesse para as PME. O presente trabalho também estudou o impacto de atributos de CEOs na internacionalização de PMEs. Para o seu desenvolvimento foi utilizada uma amostra de três Micro, Pequenas e Médias Empresas do Distrito de Aveiro. Os resultados, que foram obtidos pela metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas e outras informações recolhidas nas respetivas empresas, mostram evidência que: os atributos dos CEOs analisados (Idade, Nível Educacional e Experiência Internacional) relacionados com o grau de internacionalização das empresas, permitiram uma validação das hipóteses colocadas na revisão de literatura. Conclui-se, através deste estudo exploratório, que a idade [mais avançada] do CEO tem um impacto negativo na internacionalização de uma PME; que o nível educacional [mais elevado] do CEO tem um impacto positivo na internacionalização de uma PME; e, ainda, que a [maior] experiência internacional do CEO tem um impacto positivo na internacionalização de uma PME.
The District of Aveiro is characterized by the extension of its entrepreneurial fabric, ever more aware of the importance of internationalization. The data collected and analysed has revealed that organizations like AIDA (business associations) should promote the internationalization of SMEs with a low degree of internationalization. Thus, these business associations will increase the disclosure and easy access to information by SMEs, in support of the internationalization effort, and they will also increase the access to information on the various markets of interest to these enterprises. This paper also studied the impact of CEO attributes on the internationalization of SMEs. For its development a sample of three Micro, Small and Medium Enterprises was used, in the District of Aveiro. The results, which were obtained by using a qualitative methodology, namely semi-structured interviews and other information gathered in the respective companies, show evidence that: the attributes of the CEOs analysed (Age, Educational Level and International Experience) related to the degree of the internationalization of the firms, allowed a validation of the hypotheses stated following the literature review. It is thus possible to conclude, through this exploratory study, that the [more advanced] age of the CEO has a negative impact on the internationalization of SMEs; the [higher] educational level of the CEO has a positive impact on the internationalization of SMEs; and still further, that the [greater] international experience of the CEO has a positive impact on the internationalization of SMEs.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15628
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado



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