Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15576
Title: Conhecimento profissional docente: uma experiência de auto-supervisão
Author: Silva, Raquel Baptista Aguilar Rodrigues da
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Supervisão
Conhecimento profissional
Prática pedagógica
Formação profissional
Profissão docente
Defense Date: 2015
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo centrou-se numa experiência de auto-supervisão por parte de uma educadora de infância que procurou, através de um processo de (auto)formação, melhorar a sua prática pedagógica. Assim, entende-se o conhecimento profissional como um processo contínuo de (re/des)construção das práticas educativas, por um lado e, por outro, como um processo de (auto)formação em que o questionamento e a indagação são valorizados na promoção do conhecimento profissional docente. Com a finalidade de perceber como a auto-supervisão contribui para o (auto)conhecimento profissional, procedeu-se ao desenvolvimento e à análise de dois ciclos de investigação-ação-formação ao longo do ano letivo 2014/2015. A educadora-investigadora vídeo-gravou as suas práticas e, posteriormente, (auto)observou-se e refletiu sobre o seu desempenho. Este processo foi ainda potencializado pela presença de um “amigo crítico” que colaborou no percurso auto-supervisivo. Os dados foram recolhidos através de vídeo-gravações de atividades com as crianças, posteriormente transcritas, das reflexões críticas efetuadas após cada (auto)observação bem como das reflexões conjuntas com o “amigo crítico” gravadas e transcritas. A análise dos dados está enquadrada numa investigação de índole qualitativa, concretizada através da análise de conteúdo. Este estudo permitiu concluir que o processo auto-supervisivo é essencial no trajeto (auto)formativo docente e promotor do questionamento da (re/des)construção do conhecimento profissional. Os resultados demonstraram que os percursos de (auto)formação baseados na articulação teoria e prática, na partilha e discussão com colegas e no contacto com práticas concretas de sala de atividades permitem que os educadores desenvolvam uma atitude mais reflexiva e crítica adquirindo, dessa forma, uma maior consciência de si e do papel que desempenham na escola e na sociedade atuais. Finalmente, este trabalho de investigação revelou ainda que a presença do “amigo crítico” se tornou essencial no processo de questionamento, reflexão e reorganização do desempenho docente.
The present study focused on a self supervision experience by a childhood teacher who found through a self training, to improve their pedagogical practice. Thus, understand the professional knowledge as a continuous process (re/ un) construction of educational practices, o the hand and on the other, as a process of self training in which questioning and the inquiry are value in promoting of the teacher’s professional knowledge. For the propose proceed to the analysis two cycles of research-action-training throughout the school year 2014/2015. The participants of the study video-record their practices and posteriorly, self-observed and reflected about their performance. This process was even potentialized by the presence of a critical friend who collaborated in auto supervision course. The data were collected through the transcripts video recordings of the critical reflections made after each self-observation, as well as transcripts of the joint reflections with the "critical friend". The analysis of the data is framed in investigation qualitative indole research using a methodology of research-action-training. However, we consider still treat yourself to a case study. This study allowed to conclude that the self supervision process is essential on the path (auto) formation of any teacher and promoter (re / un) construction of their professional knowledge. The results demonstrate that the paths of the (self) training based in the articulation theory and practice, sharing and discussion with colleagues and in contact with concrete practices, in the classroom, allow educators to develop a more reflective and critical attitude, acquiring thus a greater awareness of themselves and the role it plays in the school and current society. Finally, this investigation work still revealed that the performance of the “critical friend”. It became essential in the reflection and reorganization of the teacher performance.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15576
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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