Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/15517
Title: Contributos para a construção de um perfil de competências do coordenador da educação especial
Author: Correia, Isabel Maria Eufrásio
Advisor: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
Tomaz, Ana Carlota
Keywords: Supervisão
Educação especial
Escola inclusiva
Igualdade de oportunidades em educação
Estratégias de aprendizagem
Integração escolar
Formação de professores
Prática pedagógica
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: À medida que a supervisão, associada a lógicas de interação com a atividade docente e com outros intervenientes nos contextos educativos, adquiriu uma dimensão reflexiva e passou a ser entendida como instrumento de transformação do desenvolvimento humano e da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na organização escolar inclusiva, tem vindo a conquistar o interesse de numerosos investigadores. Considerando que a intenção de oferecer uma escola de qualidade a todos e a cada um dos alunos (um dos princípios fundamentais da educação inclusiva), não está amplamente atingido, impõe-se uma nova atitude pessoal e institucional: um entendimento sistémico (envolvendo profissionais, alunos, pais e comunidade) sobre as respostas a oferecer aos alunos, capaz de atender às necessidades e especificidades de cada um, otimizando as suas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Na verdade, a intervenção na complexidade das diferentes situações-problema emergentes numa organização escola que se pretende inclusiva pode ser altamente potenciada se existir supervisão dos processos educacionais em curso. A especificidade do sistema de Educação Especial preconiza uma estrutura de coordenação e supervisão; uma estrutura capaz de viabilizar recursos e gerar dinâmicas de mediação à intervenção, bem como de acionar mecanismos de avaliação de processos e produtos, tornando-os consequentes ao nível das práticas e objetivando a aproximação a níveis superiores de funcionamento. Tendo como principal objetivo construir conhecimento sobre o perfil de competências profissionais do Coordenador da Educação Especial, com particular relevo na dimensão supervisiva inerente à respetiva ação, o estudo que se apresenta baseou-se numa abordagem de natureza mista para recolha e tratamento de dados de tipo quantitativo e qualitativo. Numa primeira fase, incluiu a aplicação dum inquérito por questionário a três grupos de informantes-chave: 105 professores de Educação Especial, 47 coordenadores da Educação Especial e 37 diretores de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, do ensino público, da área de influência da Direção de Serviços da Região Centro, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. A segunda fase, em que se buscou vislumbrar insights passíveis de clarificar e aprofundar os dados recolhidos através dos inquéritos por questionário, compreendeu a realização de entrevistas a 10 especialistas em Educação Especial e/ou em Supervisão. Os dados apontam para um enquadramento organizacional /supervisivo em Educação Especial dissemelhante, podendo, todavia, identificar-se em comum, uma satisfatória ação liderante do Coordenador da Educação Especial, baseada em atividades de diálogo e reflexão, e respeitando princípios de colaboração e solidariedade. Há, no entanto, indicadores de que a prática deste coordenador se concentra bastante na gestão burocrática e administrativa do departamento/equipa, podendo isto explicar-se pelo facto de o Coordenador da Educação Especial servir mais de intermediário do que de interveniente entre órgãos de direção e gestão, nomeadamente, entre o diretor e o conselho pedagógico, e os docentes/profissionais do departamento/equipa. Os dados evidenciam também, a falta de formação dos coordenadores da Educação Especial em supervisão e salientam a importância do fator tempo para o eficaz exercício desse cargo, de modo a promover interações ricas e estimulantes, centradas nas reflexões sobre as práticas inclusivas. Podendo este coordenador contribuir de forma significativa para a dinamização e estímulo dos profissionais do agrupamento/escola, apoiando-os nos seus esforços e iniciativas para uma organização mais inclusiva, identificam-se alguns aspetos considerados determinantes no seu perfil de competências profissionais: experiência, conhecimentos, capacidades, valores e particularidades da personalidade.
As supervision, associated to intervention logical procedures with school activity and other participants in the educational process, acquired a reflexive dimension and has become a transformation tool in the human development as well as in the quality of the teaching-learning process in the inclusive school, it has conquered the interest of innumerous investigators. Considering that the goal of offering a quality school for everyone and each one of the students (a landmark of the inclusive school) is not yet fully reached, a new personal and institutional attitude is required. This new attitude consists of a systematic understanding (involving professional, students, parents and the school community) about the solutions that can be offered to students, able to respond to individual needs and specificities, maximizing their opportunities of learning and developing. In fact, the intervention in the complexity of the different problematic situations in the emerging inclusive school can be highly effective if there is supervision in the educational process. The specificity of the Special Needs Education requires a coordination and supervision structure; that is, a structure able to generate resources and to promote a dynamic mediation of intervention, as well as to generate mechanisms of evaluation of the processes and products, making them effective in practice and bringing them closer to higher levels of operation. Having as the main goal to build knowledge about the profile of the professional capabilities of the Special Needs Coordinator, with special emphasis in the supervision dimension inherent to his/her action, the present investigation thesis is based upon a mixed approach of gathering and treating quantity as well as quality information. In a first stage, a questionnaire to three different key elements was applied: 105 teachers of Special Needs Education, 47 coordinators of Special Needs Education and 37 Directors of School Groupings or Individual Schools in the public sector, in the operating area of the center of Portugal (Direção de Serviços da Região Centro, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares). In a second stage, looking for insights that could explain and add knowledge to the data gathered through the questionnaires, interviews to 10 specialists in the Special Needs Education and/or Supervision were conducted. The data present an unequal framework of organization/supervision in the Special Needs Education area, even though a common trait can be identified: a satisfying leading action of the Coordinator of the Special Needs Education department, based upon dialogue and reflexion and having into account principles of collaboration and solidarity. There are, however, indicators that the practice of this type of coordinators is mainly focused upon the bureaucratic and administrative management of the department/team, what can be explained due to the fact that this coordinator acts more as a middle agent than as a real participant between the different Direction and Management Boards, especially between the Director and the Pedagogic Board and among the professionals inside the Special Needs Education department. The data show also clearly the lack of preparation of the Coordinators of the Special Needs Education as to what concerns supervision and stress the importance of the factor time for the effective performance of this role. Only this way, can the coordinator promote rich and stimulating interactions, centered upon the reflexive thinking of the inclusive practices and can he/she contribute significantly for the progress and encouragement of the professionals of the School Groupings or Individual School, supporting them in their own efforts and initiatives towards a more inclusive school. The most striking aspects in the profile of the professional capabilities of the Special Needs Coordinator are therefore: experience, knowledge, abilities, values and traits of personality.
Description: Doutoramento em Didática e Formação - Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/15517
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento



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