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dc.contributor.advisorRocha, Nelson Fernando Pacheco dapor
dc.contributor.authorPais, Pedro Miguel Gomespor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:42:58Z-
dc.date.available2011-04-19T13:42:58Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1543-
dc.descriptionMestrado em Gestão da Informaçãopor
dc.description.abstractUma das preocupações da sociedade actual assenta na optimização dos serviços públicos no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e de garantir a sustentabilidade dos próprios sistemas, o que exige uma boa gestão dos recursos disponíveis. Em Portugal, a modernização da administração pública tem como base a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de modo promover a flexibilidade, a eficiência, a competitividade, a desburocratização e a redução de custos. No âmbito da modernização da administração pública, o sistema público de segurança social tem sido uma das áreas beneficiadas com a introdução das TIC, mas este, representa apenas parte do apoio social que é prestado cidadão, cabendo às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) uma grande responsabilidade na prestação desse apoio. Hoje em dia, a maioria das IPSS fazem pouco uso das TIC no sentido de apoiarem a prestação de cuidados, o que traz problemas não só ao nível do registo mas também ao nível do acesso à informação. O registo electrónico de informação parece urgente, mas, para que isso possa ser uma realidade, é necessário o desenvolvimento de um modelo genérico de informação de modo a que esta possa estar disponível sempre, quando e onde necessária. A presente dissertação apresenta uma implementação baseada na tecnologia eXtensible Markup Language (XML) para um modelo genérico de informação capaz de acomodar as necessidades de informação de uma qualquer IPSS. ABSTRACT: One of the concerns of our society is the improvement of public services in order to promote citizens’ quality of life and also to guarantee the sustainable of those systems, which demands a proper management of the available resources. In Portugal, the public administration modernization is based on the introduction of the Information and Communication Technologies (ICT) to promote flexibility, efficiency, competitiveness and lower costs. Concerning public administration modernization, the public welfare system has been one of the benefited areas with the introduction of ICT, but this is just a small part of the social support to citizens. Private Social Solidarity Institutions (PSSI) are the main providers of these kinds of services. Nowadays, most PSSI have several problems concerning with client information registration and its accessibility, once they do not use ICT as a resource to organize and support their care providing. Thus, it’s urgent to have a client electronic record but, to do this, it is essential to develop a generic information model, in order to allow that the proper information is available when and where it is needed. This dissertation presents an implementation, based on eXtensible Markup Language (XML) technology, of a generic information model able to answer to the information needs of any IPSS.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000217483por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectSistemas de informaçãopor
dc.subjectServiços públicospor
dc.titleRegisto electrónico de informação no âmbito da prestação de cuidados de âmbito socialpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:DEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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